fbpx

Valorização da Categoria! Sonho/Utopia ou Realidade?

Por Antônio Batista – servidor do TRT14ª Região-RO/AC – Técnico Judiciário e membro suplente da Diretoria Executiva da Federação

Este artigo é de inteira responsabilidade do autor, não sendo esta necessariamente a opinião da diretoria da Fenajufe

Creio que vai depender da visão e da atitude dos atores, vejamos:

Para o STF pela trajetória da presidência anterior e da atual creio que deve ser um sonho, pois a Presidência anterior (Joaquim Barbosa) esnobou e não teve diálogo com os servidores, já   o atual (Lewandowski) em seu 1º dia como presidente do STF, já defendeu aumento para os magistrados, não digo que esteja errado, pois é assim que nós servidores devemos agir na defesa da categoria, só que como representante de um órgão ele deve valorizar o mesmo como um todo e não só uma parte, e os servidores como ficam senhor Presidente? Só no sonho?. Não se esqueça que para que o senhor possa realizar os seus “sonhos” na sua gestão frente ao Supremo tais como: facilitar e permitir que os juízes tenham “todas as condições de melhorar a prestação jurisdicional”. “Seja do ponto de vista de equipamento, do ponto de vista humano e também, por que não, uma remuneração condigna”, o senhor precisará da colaboração dos servidores que são a maioria, é bom que nunca se esqueça desse pequeno detalhe. Já que Lewandowski em seu discurso defende uma gestão pautada pelo diálogo, tendo destacado que o maior desafio à frente do STF “será dar vazão rápida aos julgamentos de recursos extraordinários com repercussão geral, cerca de 600 atualmente”, não deverá se esquecer jamais, que para isso precisa de servidores motivados e valorizados.

Para o Governo por tudo que vivemos até agora creio que seja uma utopia, já que  os  servidores públicos têm sofrido constantes ataques em seus direitos desde à época do governo FHC (PSDB), esse é o cenário, e que tem permanecido nos dias atuais nos últimos governos do PT. Nós servidores não tivemos o valor do nosso trabalho para sociedade  reconhecido, pois não tivemos valorização salarial e nem as garantias de nossos direitos, sendo que o governo tem adotado como prática não negociar com os trabalhadores e tem atuado para por fim ao instrumento de greve, com corte de ponto, substituição de servidores e abertura de processos administrativos aos trabalhadores que participam dos movimentos, e mantendo o conjunto dos servidores sem garantia do reajuste anual sem o estabelecimento da data-base, em claro desrespeito à constituição federal, além de interferir na autonomia orçamentária do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, quando fez cortes em seus orçamentos, em um passado recente.

Para os servidores temos que ter a consciência que é uma realidade, e que um serviço público de qualidade passa pelo respeito e valorização dos seus servidores, portanto temos que entrar na luta pela nossa valorização, atendendo o  chamado da Fenajufe e de seus Sindicatos filiados, através de uma grande greve dos servidores públicos federais, temos que ir à rua manifestar e mostrar para o governo e para a sociedade o nosso descontentamento. Temos que mostrar para os tribunais e à população que com servidores valorizados e motivados (garantias de direitos e salários dignos), todos ganham. E para que isso se torne realidade só depende de nós. SERVIDORES UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS, vamos tornar esse sonho/utopia em REALIDADE. Vamos à luta!

Pin It

afju fja fndc