fbpx

Ato dia 11/07: procure seu sindicato para saber o local em seu estado. No DF a concentração será às 15h na biblioteca nacional.

Nesta segunda-feira (8), aconteceu em Brasília uma reunião do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais para organizar o bloco da categoria no Dia Nacional de Greves e Paralisações da Classe Trabalhadora, marcado para 11 de julho nas principais cidades brasileiras.

Para o ato em Brasília, a Fenajufe e o Sindjus/DF convocam os servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União para concentração a partir das 15 horas, em frente à Biblioteca Nacional. No local haverá um carro de som específico para os servidores federais e faixas identificando o local de encontro da Fenajufe. A saída em direção ao Congresso Nacional está prevista para as 16 horas.

Todos os servidores públicos federais estão convocados também para se dirigirem ao prédio do Ministério do Planejamento, às 18 horas, para pressionar a ministra Miriam Belchior a receber os representante do Fórum, pois até o momento ela não respondeu ao pedido de audiência feito pelas entidades dos servidores federais.

Os servidores da base da Fenajufe devem procurar os sindicatos para saber como serão os atos em seus respectivos estados.

As reivindicações são muitas para melhorar a situação dos trabalhadores brasileiros, mas as centrais sindicais indicaram os eixos que compõem o pleito unificado das mais diversas categorias da classe trabalhadora: a redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos, o aumento nos investimentos da saúde pública, a redução da jornada de trabalho, a luta pela democratização dos meios de comunicação e reforma política com financiamento público das campanhas, posição contrária ao Projeto de Lei 4330/2004 que trata sobre terceirização de mão de obra, pelo fim dos leilões de petróleo, pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias, pela redução da jornada de trabalho e a favor da reforma agrária.

Mais do que construir um Dia de Paralisação Nacional em todo o serviço público federal no dia 11 de julho, os servidores querem reajuste salarial digno e valorização do servidor público, anulação da reforma da previdência de 2003 e paridade entre ativos e aposentados, dizem não ao projeto de lei que cria fundações privadas no setor público (PLP 92/2007) e são contra a privatização dos hospitais universitários e da previdência do servidor.

No que diz respeito aos servidores do Judiciário Federal e do MPU, a Fenajufe encampa a pauta unificada das centrais sindicais e as reivindicações apresentadas pelo conjunto dos servidores públicos federais, acrescentando sua pauta específica. A categoria busca a antecipação das duas últimas parcelas da GAJ e Gampu (15,8%), a constituição de comissão interdisciplinar no STF e na PGR para discutir o plano de carreira dos servidores do Judiciário Federal e MPU, a correção dos prejuízos nos padrões e o reenquadramento, o aumento dos valores repassados para a saúde, a garantia do pagamento dos passivos, direito de greve no serviço público, a garantia da data-base e a regulamentação da Convenção 151 da OIT (Negociação Coletiva) sem que seja confundida com o debate sobre direito de greve, além da luta contra o assedio moral.

A coordenadora da Fenajufe, Maria Eugênia Lacerda, que participou da reunião do Fórum, ressalta a importância da participação de todos os servidores do Judiciário Federal e MPU. “Nós, servidores públicos, não podemos continuar a ver nossos salários sendo arrochados ao mesmo tempo em que o governo federal aumenta desonerações fiscais sem mexer no lucro dos empresários. Vamos para a rua fortalecer nossa pauta de reivindicações, pois está provado que as manifestações públicas têm dado resultado como forma de pressão, como foi o exemplo da redução das passagens de ônibus conquistadas recentemente em várias cidades brasileiras”.

Pin It

afju fja fndc