fbpx

Trabalhadores lutam por um país mais justo

Trabalhadores de todo o Brasil foram às ruas para exigir serviço público de qualidade e melhores condições de trabalho. Entre as reivindicações, destacam-se a redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, 10% do PIB para a Educação, 10% do orçamento da União para a Saúde, transporte público e de qualidade, democratização da comunicação, valorização das aposentadorias, reforma agrária, suspensão dos leilões de petróleo e rejeição ao Projeto de Lei 4.330, que trata da terceirização.

Em Brasília os trabalhadores se concentraram em frente à Biblioteca Nacional no início da tarde, partindo às 16 horas rumo ao Congresso Nacional. Durante a marcha, os manifestantes realizaram atos em frente a dois ministérios. No da Agricultura, houve falas exigindo que os pequenos produtores de alimentos tenham o mesmo tratamento que os latifundiários, em especial aos plantadores de soja e milho, pois muito alimento produzido no campo não chega às cidades por falta de política ministerial. Já no Ministério do Planejamento, o foco do discurso foi dado pelos servidores públicos, que querem uma posição do governo com relação à pauta de reivindicações entregue há seis meses.

Em frente ao Congresso, os manifestantes ouviram discursos dos representantes das entidades de trabalhadores e movimentos sociais.Servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União, convocados pela Fenajufe e Sindjus/DF, participaram das manifestações junto com o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais.  Representaram a Federação os coordenadores Edmilton Gomes, Maria Eugênia e Jean Loiola.

Foto de Joana D'Arcc

Texto de Eduardo Wendhausen Ramos

Pin It

afju fja fndc