fbpx

Confira a mobilização da categoria para esta semana em todo o Brasil, com paralisações, assembleias e atos

Até o fechamento desta matéria, às 19 horas desta terça-feira (08/04), 17 sindicatos haviam confirmado a realização de algum tipo de atividade par esta semana, cumprindo o calendário aprovado na última Reunião Ampliada da Fenajufe, que indicou 9 de abril como dia nacional de paralisação. Também estão definidos ainda para este mês de abril, a semana nacional de mobilização para a construção da greve, de 22 a 28, e o indicativo do dia 29 como data limite para que todos os sindicatos estejam em greve. A próxima Reunião Ampliada da Fenajufe será realizada no dia 10 de maio.

Confira abaixo as atividades dos sindicatos, sendo que Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sindijufe/MT, Sintrajufe/RS e Sintrajud/SP marcaram paralisação de 24 horas e os demais definiram outras atividades, como paralisações parciais, assembleias, atos e outros. São eles Sintrajufe/MA,  Sisejufe/RJ, Sitraemg/MG, Sindjuf/PA-AP, Sindjus/DF, Sindjuf/PB, Sindjufe/MS, Sinjuspar/PR, Sintrajus/SC, Sinsjustra/RO-AC, Sindiquinze/SP e Sintrajufe-PI.

 

  

          Entidades

Dia Nacional de Paralisação de 24 horas do

Judiciário Federal e MPU

9/4/2014

Sindjus/AL

Os servidores do Judiciário Federal de Alagoas aprovaram a paralisação nacional de 24 horas, na próxima quarta-feira (09/04).A concentração será na Praça Sinimbu, a partir das 14 horas e caminhada pelo Centro de Maceió com ato público em frente ao prédio do antigo Produban.

Unidade dos servidores

Os servidores do Judiciário Federal e do MPU estão construindo a mobilização com os demais servidores públicos federais pela data-base com revisão linear anual, pela unidade da categoria, contra o congelamento de salário do governo Dilma e para barrar o projeto de carreira específica do STF que divide e prejudica a categoria. Na assembleia geral, a categoria definiu um calendário de rodadas de assembleias setoriais e assembleia geral para definir a greve por tempo indeterminado contra o congelamento de salário, por data-base com reajuste salarial anual. Veja a baixo:

22/04  - Servidores da Justiça Eleitoral, no Fórum Eleitoral, às 10h
23/04 - Servidores da Justiça do Trabalho, no Auditório do Pleninho, às 10h
24/04 -  Servidores da Justiça Federal, na Sala de Treinamento–JF, às 16h

Sindjufe/BA

Os servidores do Poder Judiciário Federal na Bahia paralisar as atividades, por 24 horas, na próxima quarta-feira (09/04). A decisão é uma resposta à insensibilidade do governo federal às reivindicações da categoria, cujas lideranças nacionais propuseram não só a greve de advertência do dia 9, como também apresentaram um indicativo de paralisação geral, por tempo indeterminado, para o dia 29. 

A assembleia na JF também deliberou entrar imediatamente em estado de greve.

Ato público dia 8 no Comércio

Outro ponto importante informado na assembleia foi o ato público unificado dos servidores federais a ser realizado no TRT5 (Comércio), no dia 8, às 13 h. Paralisação é necessária

É sempre bom lembrar que a decisão de parar é um ato extremo da categoria, que se sente desrespeitada como o silêncio oficial a respeito de uma  pauta geral protocolada no dia 23 de janeiro, por meio de ofício no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), e até hoje solenemente ignorada pelo governo federal. 

O funcionalismo cobra, inclusive, a implementação de política salarial permanente, com a definição da data-base dos federais em 1º de maio, reposição inflacionária, valorização do salário-base, incorporação das gratificações, cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados, contra qualquer reforma e projeto que retire direitos dos trabalhadores, paridade entre ativos e aposentados, reajuste dos benefícios e antecipação para este ano da parcela de 2015 do acordo firmado em 2012 e mais a realidade de cada categoria.

Sindijufe/MT

Nesta quarta-feira (9), o SINDIJUFE-MT estará realizando uma assembleia geral extraordinária decisiva para os interesses dos servidores do judiciário federal de Mato Grosso. A assembleia, que será realizada no saguão de entrada do TRT23, a partir das 9h, foi convocada pelo Sindicato para discussão e deliberação sobre a greve por tempo indeterminado da Categoria.

Tem deliberação da assembleia geral extraordinária no dia 19/3/14 o indicativo de greve para o dia 22 de abril, e apesar do calendário de mobilização apresentado pela Fenajufe ter aprovado o indicativo de greve para o dia 29 de abril,  mas também prevê que os estados podem entrar em greve antes dessa data, tem um fato novo que será levado pelo SINDIJUFE-MT para discussão e deliberação na assembleia de quarta-feira.

Sintrajufe/RS

Na tarde do último sábado, 5, os servidores do Judiciário Federal do RS aprovaram, em assembleia geral, paralisação e realização de ato unificado com outras categorias do serviço público, no dia 9 de abril, a entrada imediata em estado de greve e indicativo de deflagração da greve no dia 29 de abril. Foi aprovada, ainda, uma rodada estadual de assembleias de base.

Fortalecer a mobilização, rumo à greve

Durante as manifestações dos colegas, na assembleia, ficou flagrante a preocupação com as propostas de carreira exclusiva. Todos concordaram que é preciso cobrar firmemente do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, o fim dessas propostas, que criam uma cisão entre os servidores. Sobre a greve, as falas reforçaram a necessidade de superar as dificuldades para fortalecer a mobilização, com foco na campanha salarial unificada dos federais, juntamente com as outras categorias, para a construção de uma forte greve contra a política de arrocho do governo Dilma, por data-base e reposição das perdas salariais, que no Judiciário Federal já atingem 37%, entre outros pontos das pautas unificada e específica.

Sintrajud/SP

Os servidores do Judiciário Federal em São Paulo vão cruzar os braços na quinta-feira, 10 de abril, para lutar pelo direito à data-base e pela reposição de perdas salariais, entre outras questões. Os servidores exigem uma mesa de negociação com o STF e também rejeitam a criação de carreiras específicas nos tribunais superiores.

A paralisação, decidida no 7º Congresso do Sintrajud, constitui  mais uma etapa da construção da greve geral por tempo indeterminado a partir de 29 de abril, em conjunto com os demais servidores federais.

A paralisação também foi pauta de encontros setoriais ao longo da semana e da assembleia geral realizada na sexta-feira, 4, no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda.

Os servidores do TRF-3 e JF aprovaram a paralisação e se comprometeram a mobilizar os colegas para a greve unificada. No TRE-SP, as atividades serão suspensas por 3 horas e haverá um "arrastão" em todos os departamentos para convocar um protesto em frente ao tribunal. Haverá arrastão também no fórum Ruy Barbosa, onde a mobilização busca ainda combater as péssimas condições de trabalho, o excesso de trabalho e a falta de servidores. Nas setoriais da Baixada Santista (JF Santos e JT São Vicente) a adesão foi unânime. Para o dia, as assembleias sugeriram um ato regional em frente à JT de Santos a partir do meio-dia. A confirmação da atividade será nesta terça-feira, 8, durante a setorial da JT Santos. Nos demais fóruns do Estado os servidores estão sendo convocados a se unir à luta.

Assembleia geral no dia 10

No dia 10, uma nova assembleia geral avaliará o movimento e votará a proposta de paralisação por tempo indeterminado a partir de 29 de abril. A assembleia será no saguão do Fórum Ruy Barbosa, a partir das 15h.

Sintrajufe/MA

Durante a Assembleia Geral da categoria, que aconteceu na última quinta-feira, 3 de abril, na Justiça Federal, foi deliberada a adesão no Dia Nacional de Mobilização, 10 de abril, próxima quinta-feira, por duas horas, das 13h às 15h.

A paralisação é uma forma de advertência pela falta de negociação do Governo Dilma em relação ao conjunto dos servidores públicos, que reivindicam data-base já, cumprimento dos acordos firmados e antecipação da parcela 2015 do reajuste às categorias do funcionalismo. No âmbito do Judiciário Federal e do MPU, há ainda a pauta específica, com a deflagração do debate em torno do Plano de Carreira.

Com a paralisação está feito o chamado para que todos participem, nesse horário, do Debate que haverá na Justiça Federal.
Assim, todos estão convocados para PARALISAR SUAS ATIVIDADES NESTE DIA 10 DE ABRIL, DAS 13h ÀS 15h!

Na ocasião, todos deverão se dirigir para a Justiça Federal, onde será realizado o debate sobre CARREIRA ÚNICA e dados informes!

Sisejufe/RJ

Quarta-feira é dia de paralisação no Judiciário Federal

Nesta quarta-feira, 9 de abril, os funcionários das justiças federais farão uma paralisações de três horas no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), no Tribunal Regional Eleitoral  (TRE), no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e na Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ). Os servidores cruzarão os braços, das 11h às 14h, em seus respectivos setores. Serão realizados atos e manifestações nas portas dos prédios.

A paralisação foi aprovada, por unanimidade, em assembleia realizada em frente à Justiça Federal, na avenida Rio Branco, no dia 3 de abril. Na ocasião, foi ratificado o indicativo de greve, proposto pela Fenajufe, em defesa da isonomia do quadro de pessoal do Judiciário Federal, contra o projeto do Supremo Tribunal Federal (STF) de divisão dos servidores e pela campanha por reajuste salarial isonômico com as carreiras típicas de Estado.

Uma nova assembleia será realizada no dia 29 de abril para – em função do cenário nacional e das possibilidades de êxito na luta – homologar a deflagração de uma greve do funcionalismo do Poder Judiciário Federal por tempo indeterminado.

Sitraemg/MG

Paralisação no dia 09/04, das 12h às 14h com concentração em frente ao TRT da Getúlio Vargas, em BH

O SITRAEMG convoca todos os servidores do Judiciário Federal em Minas Gerais para a paralisação da próxima quarta-feira, 9 de abril, das 12h às 14h. Conforme deliberado pela categoria na última sexta-feira, 4 (leia aqui), em Belo Horizonte, nesse horário, haverá concentração em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas. Porém, a paralisação deve ocorrer em todas as unidades do Judiciário Federal no estado. A ordem é todos se unirem e defenderem as bandeiras da categoria: Campanha Salarial/2014; Data-base; Plano de carreira; Contra a divisão da carreira com a ameaça de criação de planos de carreira exclusivos para o STF e tribunais superiores; redução da jornada de trabalho; contra a RA 01/2014 do TRT-MG.

O SITRAEMG pede aos servidores do interior que organizarem atividades de mobilização que enviem ao Sindicato as informações e fotos, para que sejam divulgados.

Sindjuf-PA/AP

Servidores do TRE-Pará, reunidos em assembleia setorial, realizada nessa quarta-feira (2) decidiram parar suas atividades, por duas horas, no próximo dia 9 de abril, Dia Nacional de Paralisação dos servidores do Poder Judiciário Federal. A paralisação está prevista no calendário de mobilizações da Fenajufe.

Durante a assembleia os servidores avaliaram que o momento requer foco na luta pelo plano de carreira da categoria de forma isonômica, rechaçando qualquer proposta de plano de carreira exclusiva, como a que está em tramitação no Supremo Tribunal Federal e que abrange apenas os servidores do STF. Além do Supremo outros tribunais superiores também trabalham com a hipótese de carreira exclusiva, como é o caso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde existe proposta de criação de uma gratificação específica para os servidores do TSE.

Uma das propostas que o sindjuf coloca para discussão no grupo regional de carreira é a carreira única em que a carreira de técnico judiciário seja equiparada à de analista judiciário.

Uma das iniciativas do Sindicato para ampliar a discussão sobre carreira é a realização de quatro seminários regionais, ainda neste primeiro semestre/2014. Os seminários acontecerão em Macapá no dia 12 de abril; em Santarém, no dia 10 de maio; em Marabá no dia 31 de maio e o último em Belém, no dia 07 de junho. 

A nossa luta sempre será pela unidade da categoria e por reajuste para todos. Por isso, o Sindicato convoca os servidores para o Dia Nacional de Paralisação que acontecerá no próximo dia 09 de abril. Pela Unidade e por Reajuste para Todos!

Sindjus/DF

Haverá  assembleia-geral no dia 9, na Praça dos Tribunais, às 15h.

O Sindjus pediu celeridade para resolver o problema salarial da categoria. Lembrou que desde agosto de 2013 cobra a instalação de uma mesa de negociação, mas que até agora nada foi feito. O sindicato defendeu que haja um prazo determinado para discutir a questão salarial e sugeriu 30 dias para apresentação do substitutivo ao PL 6613/09. Após essa primeira etapa, a comissão discutiria a carreira e outros pontos de interesse da categoria. O chefe de gabinete ficou de responder a essa solicitação até a próxima sexta-feira (4).

Sindjuf/PB

O SINDJUF/PB convoca Assembleia Geral Extraordinária em 09 de  abril de 2014 (quarta-feira), no auditório da Justiça Federal, Rua João Teixeira de Carvalho, 480, Brisamar, em 1ª convocação às 13h com a pauta como segue: 1) Informes Gerais; 2) Escolha de delegados à reunião ampliada da Fenajufe (Brasília, 10/05); 3) Escolha de membros para instalação do Grupo de Trabalho (GT) de Carreira; 4) Deliberações sobre o calendário de lutas e formas de organização da categoria; 5) Autorização para ações judiciais de interesse da categoria.

Sindjufe/MS

Está fazendo uma pesquisa virtual sobre a possibilidade de greve no MS.

Sinjuspar/PR

Sinjuspar visita subseções da Justiça Federal no Paraná

O Coordenador geral do Sinjuspar, Paulo Cezar Silva dos Santos, visitou no dia 31/03/14 (segunda-feira) as Subseções de Maringá e Campo Mourão, e no dia 01/04/14 (terça-feira) a Subseção de Apucarana, informando sobre a conjuntura atual relacionada à busca de um canal de interlocução com os Chefes do Judiciário e do Executivo, para dar andamento na negociação de reajuste salarial da categoria, discussão sobre a Carreira, negociação coletiva e data-base, dentre outras reivindicações. Em relação à pauta específica dos servidores do Judiciário Federal, o Coordenador destacou a preocupação quanto à criação de um quadro de carreira próprio para os servidores dos Tribunais Superiores, ideia esta que conta com a simpatia dos presidentes do STF e STJ, mas paradoxalmente despreza as carências das instâncias inferiores, trazendo temeridade e incerteza sobre a manutenção e fortalecimento da estrutura do Poder Judiciário, haja vista tratar-se de uma proposta divisionista e desestruturante que colocará em risco a qualidade e a eficiência dos serviços prestados ao jurisdicionado. As visitas às demais Subseções serão retomadas na próxima semana.

Sintrajusc/SC

Ato-Assembleia, no dia 8/4, das 16 às 17 horas, na frente do TRE-SC! O Sindicato disponibilizará ônibus aos colegas da JF a partir das 15h30 desta terça. Os servidores do Judiciário Federal estão construindo a mobilização com os demais servidores públicos federais pela data-base com revisão linear anual, pela unidade da categoria, contra o congelamento de salário do governo Dilma/PT e para barrar o projeto de carreira específica do STF que divide e prejudica a categoria. 

Sinsjustra-RO/AC

A Diretoria do Sinsjustra RO-AC  intensificou nesta 2ª feira (07/04) visitas as unidades das varas do trabalho, sede do TRT 14, interior e capital dos Estados de Rondônia e Acre, em conjunto com os delegados das respectivas bases sindicais, reforçando convocação aos seus sindicalizados para participarem do ato nacional de paralisação no dia 09 de abril (quarta-feira), das 8h as 10h, em todas jurisdição da 14ª Região, atendendo deliberação de calendário de luta da Fenajufe, contra a política de achatamento salarial do Governo Federal e pela garantia e atendimento das reivindicações da categoria.

O presidente do Sinsjustra RO-AC, Raimundo Torres, também manteve contato com os presidentes dos sindicatos dos servidores da Justiça Federal - SINSEJUF e da Justiça Eleitoral - SINDJERO, João Beleza e  Edílson Costa, respectivamente, formalizando convite a todos os servidores do Judiciário da União no Estado de Rondônia para encamparem o movimento de paralisação no dia 09/04.

SindiquinzeSP

Conforme aprovado na rodada de assembleias realizada pelo Sindiquinze na última semana, os servidores da 15ª Região realizarão, nesta quarta-feira (09), atos e atividades de mobilização.
Em Campinas e São José dos Campos, os servidores da Justiça do Trabalho farão a atividade, a partir das 11 horas, em frente aos respectivos Fóruns. “Utilizaremos carros de som e faixas para demonstrar a mobilização da categoria, em conjunto com os demais servidores do Judiciário do país que também estarão mobilizados”, informa o presidente Zé Aristéia.
A diretoria do Sindiquinze conclama todos os servidores da 15ª Região a integrarem a mobilização do Judiciário nesta quarta-feira (09), com a realização de Atos e mobilizações no seu local de trabalho. Este é o momento de todos se unirem contra a fragmentação da categoria e pela conquista de melhorias salariais e de condições de trabalho no Judiciário.
SINDIQUINZE: SERVIDORES MOBILIZADOS CONTRA A FRAGMENTAÇÃO DA CATEGORIA

 

Sintrajufe-PI

09.04.14, às 10h,  o sindicato realiza  assembleia geral extraordinária no prédio da Justiça Federal , e terá como pauta:

Campanha Salarial Unificada dos SPFs;

Calendário Nacional de Lutas e atividades de mobilização;

Outros assuntos

 


 Por Eduardo Wendhausen Ramos, com informações de Eliane Mendes

Pin It

afju fja fndc