fbpx

Senador Lindberg Farias (PT/RJ) compromete-se com Fenajufe a intermediar negociação com o Executivo

A Fenajufe reuniu-se na quarta-feira, dia 23 de abril, com o senador Lindberg Farias (PT/RJ), que havia se comprometido a receber a entidade, após reunião com o coordenador da Fenajufe na CUT-RJ, Roberto Ponciano. Na reunião compareceram os coordenadores gerais plantonistas, Roberto Ponciano e Edmilton Gomes, que trataram das propostas de emenda à Constituição (PECs) no âmbito previdenciário e do aumento do servidor público, além da PEC 59/13.

Reposição salarial

Os coordenadores da Fenajufe relataram a abertura de mesa de negociação com o Supremo Tribunal Federal (STF) para negociação da reposição salarial e falaram da dificuldade de abrir interlocução com a Presidência da República e com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O senador, então, comprometeu-se a abrir um canal de negociação com o governo, oferecendo-se como interlocutor junto à Casa Civil e ao MPOG e disse que retornaria em breve à Federação sobre as conversas que terá nos dois espaços políticos. Colocou sua assessoria à disposição e disse que se empenhará pessoalmente para que seja aberta a interlocução, colocando-se à disposição para mediar um acordo.

PECs da Previdência Pública

Edmilton e Ponciano falaram sobre as várias PECs e PLs que existem tratando das questões de aposentadoria, entre elas a PEC 170/12, a 555/06 e a 54/13. Lindberg pediu um relatório completo sobre as PECs e disse que estudará a situação de cada uma e dará retorno sobre a possibilidade de negociação dos projetos com o governo.

Contra a carreira exclusiva para servidores do STF

A respeito da possibilidade de criação de uma carreira exclusiva para servidores do STF, o senador posicionou-se politicamente contra qualquer tentativa de um projeto em separado do Supremo e disse que se tal proposta chegar ao Congresso ele votará contra. 

PEC 59/13

Por último, Edmilton e Ponciano trataram da PEC 59/13, sobre a criação de um estatuto único para servidores do Judiciário. Eles explicaram as dificuldades e os embaraços que este projeto traria. O senador comprometeu-se a analisar o projeto, que chegou há pouco tempo ao Senado, para poder se posicionar sobre ele, mas mostrou preocupação diante dos argumentos trazidos pelos dirigentes da Fenajufe.

Avaliação

Os coordenadores da Fenajufe avaliaram como positivo o encontro, com a possibilidade de o senador articular a abertura de mesa também com o Executivo, já que não basta um acordo com o STF para conseguir a reposição salarial, pois haverá também a necessidade de brigar na presidência e no MPOG.

Por Eduardo Wendhausen Ramos, com fotos de Joana D’Arc

 

 

Pin It

afju fja fndc