fbpx

Cresce o número de sindicatos que aderiram à greve. Confira o quadro de mobilização de 20/08

Cumprindo decisão da Reunião Ampliada da Fenajufe, diversos sindicatos estão trabalhando junto às suas bases para construir a greve. Oito sindicatos já aderiram (Sindjus/DF, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC, Sindijufe/MT, Sindjufe/BA, Sintrajud/SP e Sisejufe/RJ) e dois estão com data para o início da greve (Sintrajurn/RN no dia 21/08 e Sintrajufe/PI em 25/08).

A mobilização está crescendo e a expectativa é de que muitos servidores compareçam ao ato em frente ao STF, no dia 27 de agosto, às 15 horas. No dia seguinte, o Comando Nacional de Greve se reúne para avaliar o movimento e definir encaminhamentos.

Confira o quadro nacional de mobilização, atualizado no dia 20/08/14, às 18 horas

Entidades

QUADRO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO (20/08/14)

* GTI  = Em Greve por Tempo Indeterminado

Sindjus/DF

Em GTI desde 06/08. Em processo de ampliação e consolidação da greve.  Mais de mil servidores do Judiciário e do MPU, demonstrando a força da nossa greve, fizeram, na tarde desta quarta-feira (20), muito barulho em frente à Procuradoria-Geral da República, cobrando o empenho do PGR, Rodrigo Janot, na negociação do reajuste junto à presidenta Dilma Rousseff. Diversos servidores da PGR atenderam ao chamado dos colegas e desceram para se juntar ao movimento que interditou a via que leva até o Supremo Tribunal Federal em uma marcha com muitas bandeiras, buzinas, apitos e faixas. Chegando à Praça dos Três Poderes, os servidores se concentraram em frente ao STF, também fazendo muito barulho. Depoisde muita pressão e reunião com o diretor-geral do STF, Amarildo Oliveira, ficou definido que o ministro Lewandowski receberá o Sindjus nesta quinta-feira (21/08).

Atividades do calendário do Comando de Greve

21/08 - Ato no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Esplanada dos Ministérios (concentração a partir das 14h)

22/08 - Arrastão de Convencimento/Atividade cultural no TJDFT Sede (concentração às 14h)

- Reunião do comando de greve

Sindiquinze/SP

Em GTI desde 14/08.  A greve ganhou novas adesões nesta semana e se consolidou, principalmente, em Campinas com a adesão da maioria das Varas no Fórum da cidade, além de servidores dos prédios Administrativo e Sede do TRT. A greve também se espalha pelo interior com paralisação parcial em Piracicaba, Ribeirão Preto, Salto e São José do Rio Preto. Diariamente, os grevistas realizam arrastões pelos Fóruns com o objetivo de conscientizar a categoria sobre a importância da mobilização neste momento e reforçar a necessidade de uma greve forte para a conquista da negociação e reajuste. Uma caravana de grevistas será enviada pela diretoria para o Ato marcado pela Fenajufe, no STF, na próxima quarta-feira (27).

Sintrajufe/RS

Em GTI desde 14/08.  A decisão foi tomada em assembleia geral estadual da categoria, que ocorreu nas varas trabalhistas de Porto Alegre, reunindo servidores das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral, além de aposentados. Estavam presentes colegas de Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Rosa, São Jerônimo e Torres, além da capital.

Sintrajusc/SC

Em GTI desde 14/08.  No primeiro dia de greve, houve assembleias setoriais nas três justiças em Florianópolis. Nesta sexta-feira (15/08), os servidores das três justiças realizaram arrastões nos locais de trabalho para convidar os colegas a aderir à greve. A orientação é para que os servidores se organizem nos locais de trabalho em todo o estado para aderir ao movimento, que cresce no país. Nesta segunda-feira (18/08), houve ato em frente ao TRE, às 18h – horário da sessão do tribunal.

Sindijufe/MT

Em GTI desde 18/08.  Com isso, servidores sofreram corte de ponto antecipado, determinado pelo presidente do TRT-23, Edson Bueno de Souza, que também pediu à Procuradoria da União de Mato Grosso, para que a manifestação seja considerada abusiva. Mas a assembleia de greve realizada no dia 18/08, no TRT, deliberou que o sindicato entre imediatamente com ação administrativa e/ou judicial contra a decisão de corte de ponto.  No dia 21/08, às 15h, haverá assembleia geral extraordinária, no Saguão de entrada da Justiça Federal de MT (Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº. 4888, Cuiabá), para discussão e avaliação sobre a greve por tempo indeterminado na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

Sindjufe/BA

Em GTI desde 18/08.  Em assembleia geral realizada no dia 15/08, em Salvador, a categoria decidiu entrar em greve, com mais força na Justiça Federal e Eleitoral. Em Feira de Santana, maior cidade do interior, também foi aprovado o início da greve na Justiça Federal para o dia 18. Em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira (20/08), os servidores do Judiciário Federal na Bahia aprovaram a continuidade da greve por tempo indeterminado pelo fim do congelamento salarial.  Reunidos no saguão do TRT5, no Comércio, eles deliberaram sobre o tema após realizaram avaliações a respeito do quadro nacional e local. Após a assembleia, os servidores se dividiram em grupos e percorreram as varas e do TRT Comércio, chamando os colegas para engrossarem a mobilização e tomarem uma posição contra a atitude intransigente da presidência da Justiça Trabalhista no Estado da Bahia. Eles também foram chamados a participar da assembleia setorial da justiça trabalhista, que vai ocorrer amanhã às 11h em Nazaré. Aos servidores do Comércio que desejarem participar da setorial em Nazaré, será disponibilizada uma van que sairá do local às 10h30.

Calendário de Atividades

- 21/08, às 9h: Café da manhã no TRT de Feira de Santana; às 11h: Setorial no TRT de Nazaré; às 13h30: Setorial na JF (JEF); 14h: passagem em sala seguida de setorial no TRE

- 22/08, às 8h: Reunião na Ceman (JF)

Sintrajud/SP

Em GTI a partir desta quarta-feira (20/08), os servidores de São Paulo participam nesta quinta-feira, 21, às 12h, de um ato em frente ao TRE da Rua Francisca Miquelina. A mobilização tem como foco organizar os trabalhadores, em especial os do TRE, a aderirem à greve já aprovada em nove estados. Servidores de todo o Estado estão organizando caravanas a capital.
Sisejufe/RJ

Em GTI a partir desta quarta-feira (20/08). Na quinta-feira (21/08), servidores do TRT-1 realizam ato pela Redução da Jornada de Trabalho, em frente a sede do tribunal, na avenida Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro. Eles lutam pela redução da jornada com implantação das 6h diárias no TRT-1.  Direção do Sisejufe começou a distribuir carta aberta aos usuários do Poder Judiciário Federal no estado do Rio de Janeiro, informando que a categoria entra em greve a partir desta quarta-feira.

GTI a partir de 21/08

Sintrajurn/RN

Os servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de agosto. A deliberação foi tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na exta-feira (15/08), no Apagão Geral ocorrido em frente ao prédio do TRT21.

GTI a partir de 25/08

Sintrajufe/PI

Em assembleia geral realizada no dia 18/08, no pátio do TRE, os servidores aprovaram, por ampla maioria, o início da greve no Piauí para a próxima segunda-feira (25/08).

Em processo de mobilização

Sinjufego/GO

 

Em Goiás, a assembleia geral da Justiça Federal, ocorrida no dia 13/08, aprovou  paralisação de 24 horas no dia 27/08 para garantir maior participação em Brasília no ato que acontecerá nesta data. Nas assembleias setoriais do TRE e TRT foi aprovada a participação nos atos públicos.

Sintrajufe/MA

Houve duas horas de paralisação no dia 14/08 e haverá mais duas horas na próxima quarta-feira, dia 20, na Justiça Federal. Categoria prepara-se para fortalecer a mobilização e construir  a greve.

Sindjuf/PB

A assembleia geral extraordinária realizada no dia 15/08 decidiu realizar paralisações dos servidores de todo o Judiciário Federal nas próximas segunda (25/08) e terça-feira (26/08) e recomendar aos servidores dos cartórios eleitorais que adiem o envio do resultado da votação do segundo simulado, a ocorrer nesta quinta-feira (21/08), para esta sexta-feira (22/08).

 

Sitraemg/MG

Durante ato público e assembleia realizados nesta quarta-feira (20/08), em frente ao prédio do TRE-MG, os servidores do Judiciário Federal decidiram paralisar suas atividades por 24 horas no dia 26 e realizar novos ato público e assembleia, de onde pode sair um indicativo de greve para o Estado. O ato desta tarde na capital aconteceu ao mesmo tempo em que a atividade em Juiz de Fora, onde os servidores concentraram-se em frente ao Foro da Justiça do Trabalho, no Centro. Os coordenadores sindicais Igor Yagelovic, Célio Izidoro Rosa, Vilma Lourenço, Daniel de Oliveira, Geraldo Correia da Cruz e Dirceu José dos Santos estiveram no ato em BH, além de servidores da Justiça do Trabalho de Contagem. O Sitraemg enviará uma caravana de servidores para o Ato Nacional no STF, que será no dia 27.

Sinsjustra/RO-AC

O Sinsjustra RO/AC continua em estado de greve, com paralisação de dois dias, agendada para 25 e 26/08.

Sitraam/AM

O processo de mobilização dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas será retomado nesta semana - de 12 a 16 de agosto - com visitas nos setores e distribuição de carta aberta aos servidores e jurisdicionado sobre o andamento das negociações do reajuste emergencial e chamada para assembleia geral de greve. Estava marcada reunião entre as diretorias do Sitraam e do  Sinjeam para o dia (14/08), com a finalidade de realizar o dia de paralisação no estado, envolvendo os ramos do judiciário federal no Amazonas, mas não informações sobre a realização do encontro.

Sintrajuf/PE

Não há informações, na página do sindicato, sobre as assembleias setoriais previstas para ocorrer até o dia 13/08.

Sinpojufes/ES

Em assembleia realizada no dia 15/08, com grande adesão dos servidores do TRT, a categoria decidiu por fazer duas horas diárias de paralisação e greve total nos dias 28 e 29 de agosto.

 

Sindjus/AL

O Sindjus/AL está fazendo um trabalho de conscientização dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, nos locais de trabalho, quanto à importância da participação da categoria na greve nacional. A coordenação do sindicato também irá se reunir, nesta semana, para definir as novas ações de mobilização junto à categoria.

Sindjufe/MS

Assembleia geral realizada no dia 30/7 definiu que não há condições de deliberar greve no momento, devendo aguardar movimentações nacionais. Haverá assembleia específica para tratar da modificação da forma e percentual de contribuição sindical dos filiados.

Sindjuf/PA/AP

Está marcada reunião do Conselho de representantes de base para os dias 29 e 30/08. Pauta: conjuntura, carreira e pauta de reivindicações.

 











































































































































Por: Eduardo Wendhausen Ramos

 

Pin It

afju fja fndc