fbpx

Em manifestação durante presença de Dilma na Expointer, servidores do Judiciário Federal no RS ouvem promessa de audiência no Ministério do Planejamento

O Sintrajufe/RS organizou ato para revindicar a negociação de reposição salarial durante visita da presidenta Dilma à 37ª Expointer, no Parque de Exposições de Esteio, na sexta-feira (05/09). Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul protestaram contra o corte no orçamento do Judiciário e a falta de diálogo do Governo para atender a reivindicação da categoria.

Em conversa com a coordenadora da Fenajufe, Mara Weber, o assessor da Secretaria Geral da Presidência, Wlamir Ubeba Martines, negociou uma agenda com o movimento para se inteirar sobre a pauta e verificar sobre o que seria possível conversar. Ele recebeu o movimento já na entrada da feira e negociou  a garantia de que não haveria excessos nas manifestações em troca de uma abertura de reunião para esta semana, com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e com o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

As lideranças e colegas grevistas argumentaram que o Executivo precisa respeitar a autonomia financeira do Judiciário e permitir a recomposição salarial da categoria, que tiveram perdas sucessivas pela ausência de data-base e de reposição da inflação. Eles informaram que o objetivo era o de obter o compromisso da presidenta com o orçamento previsto no PL 7920/14, pois a peça orçamentária entregue pelo governo na semana passada continha cortes orçamentários, avançando sobre verbas garantidas constitucionalmente ao PJU.

Enquanto Wlamir foi buscar a construção dessa pauta, parte da manifestação foi para o local do evento. Naquele momento, Mara e os diretores do Sintrajufe, Paulo Barros e Paulo Oliveira, além da comissão de servidores, foram recebidos, com o auxílio na articulação do ex-diretor da Fenajufe, Cláudio Azevedo, pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT) e pelo ministro do desenvolvimento agrário, Miguel Rossetto, que empenhou a sua palavra em abrir para a Federação reunião com o Ministério do Planejamento, desde que não houvesse excessos nos protestos e que não interferisse na realização do evento.

Durante o ato houve tensões entre militantes pró-Dilma e grevistas e a categoria entoou palavras de ordem para a presidenta, como "Negocia" e "servidor na rua, Dilma a culpa é tua". Ao final, Mara conversou novamente com Vlamir, que indicou a possibilidade de reunião na quarta-feira (10/09), com a ministra do Planejamento, desde que fosse garantida a fala da Presidenta, o que foi cumprido em parte.

Segundo Mara, “o ato cumpriu o papel proposto pelo Comando Nacional de Greve de buscar a Presidenta Dilma durante eventos a fim de pressionar para a efetivação da negociação em torno das perdas salariais da categoria e respeito à autonomia financeira do PJU.  Além disso, os servidores foram ouvidos e foi possível deixar claras as intenções da categoria de buscar a negociação no orçamento de 2015 e a abertura para um possível parcelamento nos moldes do encaminhado pelo STF no PL 7920/14, o que não era, segundo o secretário da Presidência, a informação que o governo tinha até agora. O fato é que temos que buscar manter a mobilização para fechamento do acordo entre STF e Governo.”

Pin It

afju fja fndc