fbpx

Greve aumenta, com SP, MT e o DF parados. Confira o quadro nacional

BRASÍLIA – 09/08/12 – A greve por tempo indeterminado dos servidores do Judiciário Federal e do MPU do Distrito Federal ganhou um reforço nesta quarta-feira [08], com a deflagração da greve pelos servidores de São Paulo e de Mato Grosso. Na segunda-feira [13], será a vez dos servidores de Santa Catarina aderirem ao movimento nacional. No Rio Grande do Sul, a categoria paralisa os trabalhos a partir do dia 15 de agosto. Com isso, a greve começa a tomar mais força, cujo mote, aprovado em reunião da Fenajufe com sindicatos filiados, é “pelo fechamento do acordo entre o Executivo e o Judiciário Federal e garantia dos recursos do PCS na proposta orçamentária a ser enviada até o dia 31/08 ao Legislativo”.

A orientação continua sendo para que todos os sindicatos construam com a categoria a deflagração da greve por tempo indeterminado nesta primeira quinzena de agosto, garantindo que até o dia 15 todos estejam com suas atividades paralisadas. A Federação afirma que todos os sindicatos devem marcar suas assembleias o quanto antes e informar o resultado para que a Federação possa dar ampla visibilidade ao movimento.

Confira abaixo o quadro de greve pelo PCS.

Greve por tempo indeterminado

Sindjus-DF: Em greve desde o dia 1º de agosto, os servidores do DF fazem piquetes todos os dias nos locais de trabalho, visando ampliar a adesão. Nesta quarta [08], eles promoveram uma ato público no Ministério do Planejamento, de onde saíram em passeata em direção ao Palácio do Planalto. Os piquetes seguiram nesta quinta-feira e continuam nesta sexta-feira [09].

Sintrajud-SP: Servidores de São Paulo iniciaram nesta quarta-feira [08] sua greve por tempo indeterminado. Pela avaliação inicial do comando de greve a adesão no prédio sede do Tribunal regional Eleitoral está sendo muito boa. Servidores de outros prédios e cartórios também estão na greve. No fórum trabalhista Ruy Barbosa, animação e criatividade marcam os dois dias da greve. Nesta sexta-feira [10] tem assembleia estadual que debaterá os próximos passos da greve, em frente ao TRE, às 14h.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, a categoria também iniciou a greve nesta quarta [08]. Já na assembleia geral desse primeiro dia de paralisação, foi aprovado que toda segunda, quarta e sexta-feira será realizada assembleia geral. Nesta quinta [09] começam as atividade de mobilização no TRT. Também será formado o Comando Estadual de Greve.

Greve a partir do dia 13 de agosto

Sintrajusc-SC: Em Santa Cataria, a categoria paralisou os trabalhos nesta quarta-feira [08] durante 24 horas. Em assembleia, por maioria, os servidores da Justiça Eleitoral e Federal aprovaram início da greve no dia 13, segunda-feira. Haverá avaliações sempre no final de cada dia para deliberar sobre a continuidade da greve. Ficou deliberada nova assembleia para a segunda-feira, no TRT, a fim de avaliar o novo quadro nas demais justiças e discutir novamente a mobilização. O sindicato está orientando os servidores da Justiça do Trabalho, em cada setor, a debater a entrada na greve e acompanhar as demais justiças ou indicar outras alternativas de mobilização.

Greve a partir do dia 15 de agosto

Sindjufe-BA: Os servidores da Bahia promoveram nesta quarta-feira [08] paralisação de 24 horas em todos os ramos do Judiciário Federal no estado. Em assembleia nesse mesmo dia, a categoria aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de agosto. Essa data será ratificada em uma nova assembleia, que será realizada possivelmente no dia 14.

Sintrajufe-RS: Em assembleia geral na noite desta quarta-feira [08], os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul aprovaram deflagrar a greve por tempo indeterminado a partir de 15 de agosto. Estavam presentes servidores de Alvorada, Ijuí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo, Soledade, Triunfo, Vacaria, Viamão, incluindo aposentados.

Paralisações de 24 e 48 horas

Sindjuf-PA/AP: Em assembleia nesta quarta-feira [08], os servidores da Justiça Eleitoral do Pará aprovaram greve de dois dias nos dias 16 e 17 de agosto. Na segunda-feira [13] haverá nova setorial na sede do TRE/PA para debater as estratégias de greve e divulgação do documento que simbolizará o compromisso dos servidores com a luta da categoria em prol do reajuste salarial. Na Justiça do Trabalho, o sindicato promoveu assembleia setorial nesta quinta-feira [09]. A partir de segunda-feira [13/08] haverá visita diária a um setor do TRT para fazer o debate sobre a greve.

Sindjuf-PB: Em assembleia geral nesta quarta-feira [08], os servidores da Paraíba decidiram que irão paralisar as atividades por 24 horas no TRE-PB, durante o dia 15, com direito a piquete e manifestações. Um comitê foi definido para visitar o TRT, as Varas do Trabalho e Justiça Federal e convidar os demais servidores a também se mobilizar, uma vez que o Plano beneficia a toda a categoria. No mesmo dia 15 será realizada uma nova assembleia de indicativo de greve na sede do TRE-PB, às 14h30.

Atos e assembleias para discutir adesão à greve

Sindjufe-MS: Em assembleia geral realizada nesta quarta-feira [08], os servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul decidiram pela declaração do Estado de Greve e convocação de todos para um ato público no dia 15 de agosto, com nova assembleia para avaliar o indicativo de greve geral.

Sinjufego-GO: O Sinjufego realizou nesta quinta-feira [09], rodadas de assembleias para deliberar sobre o indicativo de greve e a mobilização nacional em defesa do PCS. A primeira assembleia aconteceu no TRT, a na JF e a última no TRE. Até o fechamento deste quadro não há informações sobre o resultado das assembleias.

Sinsjustra-RO: A assembleia geral para votar o indicativo de greve por tempo indeterminado será nesta sexta-feira [10], às 15h, no TRT.

Sintrajufe-MA: O sindicato está realizando assembleias setoriais. Nesta quarta-feira [08], a atividade foi na Justiça Federal. Na quinta-feira [09] a setorial foi no TER. E nesta sexta [10] será no TRT Sede, às 14h.

Sintrajufe-PI: O Sintrajufe-PI deu início nesta quarta-feira [08] a uma rodada de reuniões setoriais para mobilizar a categoria. A primeira aconteceu às 9h30, na Justiça Federal. Já as reuniões desta quinta [09] no TRE e no TRT da Fazendinha revelaram um espírito animador para o movimento grevista. A categoria irá se reunir na próxima terça-feira [14] para uma assembleia geral no TRE, às 9h, a fim de discutir a mobilização do semestre e decidir se realizam o apagão no TRE logo no dia seguinte [quarta, 15 de agosto]. As setoriais continuam nesta sexta-feira [10], na sede do TRT e nos Cartórios Eleitorais.

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU vão decidir sobre a greve por tempo indeterminado, na assembleia geral, que será realizada nesta sexta-feira [10], a partir das 9 horas, em frente ao prédio das Varas do Trabalho. O indicativo de início da greve a ser votado na assembleia geral é o dia 20 de agosto.

Sindiquize-SP: O Sindiquinze-SP realizará no próximo sábado [11] assembleia geral para eleger os delegados que participarão da Marcha dos Servidores na quarta-feira [15] e da Reunião Ampliada da Fenajufe no dia 16, em Brasília.

Sisejufe-RJ: Na próxima segunda-feira [13], o sindicato promove atividades setoriais em cada local de trabalho para chamar a categoria para a retomada da mobilização e da greve. Na terça-feira, 14 de agosto, às 12h, em frente à Justiça Federal da avenida Rio Branco, na Cinelândia, será realizada Assembleia Geral para organização da mobilização de greve. No dia 24 de agosto será realizada outra assembleia de avaliação do indicativo de greve na JF Rio Branco, às 12h.

Sitraemg-MG: Servidores de Minas promoveram nesta quarta-feira [08] um ato público em frente ao TRE, em Belo Horizonte, que reuniu servidores das três justiças. Na segunda-feira, dia 13/08, às 13h, o sindicato promoverá assembleias setoriais na Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Eleitoral.

Sinjuspar-PR: Na Justiça Federal haverá assembleia no dia 14 de agosto para discutir deflagração da greve.

Sintra-AM/RR: Servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas participarão de ato público no dia 15 de agosto. Na ocasião, também deverá ser realizada uma assembleia com a categoria.

Sintrajufe-CE: O sindicato realizará assembleia geral no dia 17 de agosto com os servidores da JF.

Da Fenajufe – Leonor Costa

Pin It

afju fja fndc