fbpx

Alterado local de abertura do II Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, nesta quinta (20/11), no Rio de Janeiro.

Na Semana Nacional da Consciência Negra, a Fenajufe está promovendo no II Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial do Poder Judiciário e MPU. Estarão em pauta os seguintes temas: mídia e racismo, cotas no serviço público e racismo no Brasil.

As atividades do primeiro dia do seminário (20/11) serão realizadas no auditório da CUT/RJ, na Avenida Presidente Vargas, 502, 15º andar. A mudança de local se deve à redução no fornecimento de água para reparos no sistema Gandu, que abastece a região onde está localizado o Sisejufe. Mas no dia 21 a programação permanece na sede do Sisejufe, na Avenida Presidente Vargas, 509, 11º andar, Centro.

Para o coordenador da Fenajufe, Cledo Vieira, é importante que os sindicatos associados mobilizem seus associados e membros dos coletivos da igualdade racial para participarem do encontro nacional. “O combate ao racismo e a implementação de políticas de igualdade racial são temas que entraram na agenda nacional e, por isso, são de interesses dos servidores. Este ano, por exemplo, foi implementada a lei nº 12.990 que reserva 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos no âmbito da administração pública federal,  fundações autarquias, empresas públicas e  sociedades de economia mista”.

Roberto Ponciano, dirigente da federação,  enfatiza que os sindicatos que ainda não possuem os coletivos que discutem a temática racial não podem ficar de fora desse debate. “É importante que os  sindicatos  enviem representantes dos coletivos ou outros associados para não ficarem alheios ao tema.”

O transporte e hospedagem correm por conta de cada sindicato. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

20/11 (quinta-feira) 14h – Abertura (Local: Auditório da CUT/RJ)

  • Maristela Farias - Executiva Nacional Quilombo Raça e Classe
  • Glórya Ramos – CUT/RJ.
  • Júlio Condaque - CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular.
  • Valter Nogueira - Sisejufe/RJ
  • Cledo de Oliveira Vieira – Coordenador Geral do Sindjus/DF e da Fenajufe
  • Mara Rejane Weber – Coordenadora Geral da Fenajufe

14h15 – Painel: Mídia e Racismo

Palestrantes:

  • Dr. Sales Augusto dos Santos  (o “Caso Tinga”) - É sociólogo,  com pós-doutorado  pelo Department of Africana Studies at Brown University (EUA). O palestrante, que também é servidor do Tribunal Superior do Trabalho, fará o lançamento do seu livro “Educação: um pensamento negro contemporâneo”.
  • Ms. Angélica Basthi - É jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ, autora do livro “Pelé, estrela negra em campos verdes” (editora Garamond), e membro-fundadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio).

 17h – Lançamento do livro - Educação: um pensamento negro contemporâneo

Autor: Sales Augusto dos Santos

21/11/2014 - Sexta-feira (Local: Sede do Sisejufe)

10h – Painel: Combate ao Racismo no Brasil

Palestrantes:

  • Marcelo Dias - É Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ. Também é Coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Negro Unificado.
  • Glórya Ramos – É Coordenadora  do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT/RJ.
  • Alan Silva - É Servidor do TRT4ª Região, sindicalista e integrante da luta pela igualdade racial no Rio Grande do Sul.
  • Alexandre Marques – assessora a Fenajufe no acompanhamento dos Tribunais e Conselhos Superiores, é assessor parlamentar do Sisejufe/RJ, Sindiquinze/SP, Sinjufego/GO; Sitra/AM-RR,  Agepoljus e Fenassojaf, é estudante de direito.

14h – Cotas no Serviço Público

Palestrante:

  • Dr. Adilson José Moreira - É graduado em Direito, mestre em  Direito pela Universidade de Harvard, doutor  em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e   pela Universidade de Harvard. Esteve envolvido com pesquisas sobre direitos fundamentais, teorias de discriminação e direitos de minorias na graduação. 
  • Júlio CondaqueIntegra a  Executiva Nacional do Quilombo Raça e Classe e  da CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular.

16h Intervalo para lanche

 16h30 – Discussão de propostas para apresentar em instância da Fenajufe

 18h - Encerramento

 Encerramento: No fechamento das atividades haverá apresentações culturais e show  do  cantor, compositor e pesquisador da cultura negra e popular, Lúcio Sanfilippo.

Pin It

afju fja fndc