fbpx

Dia Nacional de lutas por emprego e direitos marca início da mobilização 2015 das Centrais Sindicais

Hoje (28/01) foram realizados atos em todo o território nacional em defesa dos direitos trabalhistas e pela garantia de emprego. A organização foi da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e das entidades afiliadas em conjunto com as Centrais Sindicais  CSB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT.

Os discursos dos representantes da CUT Nacional e do Distrito Federal, além dos representantes dos sindicatos de base presentes no ato convergiram no sentido de cobrar da presidente Dilma Rousseff os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, ou seja, de que não se reduziriam os direitos trabalhistas “nem que a vaca tussa”.  O foco das críticas foram principalmente as MPs 664 e 665, ambas retiram direitos previdenciários e trabalhistas dos trabalhadores brasileiros, privados e públicos. Outro ponto bastante criticado foi a possível abertura do capital da Caixa Econômica Federal.

 

O dirigente nacional da CUT, Pedro Armengol, enfatizou que os trabalhadores não aceitam a redução dos direitos conquistados arduamente ao longo dos anos e lembrou que este é um compromisso de campanha do atual governo.


Já o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, alertou que a categoria deve continuar fazendo o dever de casa, participando das assembleias nos locais de trabalho e se organizando em torno das reivindicações da campanha salarial 2015. “Como o cenário de arrocho e cortes segue em evidência é preciso acompanhar com atenção e pressionar para que as intenções embutidas no discurso dos novos ministros reflitam a prática”, destacou.

A Fenajufe foi representada pela coordenadora Mara Weber. Na avaliação da dirigente, apesar do mês de janeiro ser mais difícil para realizar mobilizações, mostrou a atenção dos trabalhadores  e disposição para lutar pela garantia de direitos e melhores salários. “O ato foi a abertura para uma série de mobilizações previstas. No próximo final de semana ocorre o Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais”, destacou.

O Fórum acontece nos dias 31/01 e 1º/02 (sábado e domingo) e tem como  eixos a Campanha Salarial Unificada 2015 e a proposta de calendário de atividades, além de informes das entidades presentes.

A Fenajufe está convocando para dois atos atos na próxima segunda-feira, dia 2. Um deles, às 10h, no STF, durante a solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2015, no qual estarão presentes os chefes dos três poderes. O outro será no Congresso Nacional para entregar aos parlamentares uma carta com os principais projetos e propostas em tramitação no Congresso. O  Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais, do qual a Fenajufe faz parte, reivindica a aprovação dos projetos que favorecem aos trabalhadores e rejeição daqueles que prejudicam a categoria.

 Crédito foto: Joana Darc Melo

 

 

 

 

Pin It

afju fja fndc