fbpx

Reunião ampliada dos Servidores Federais define ações unificadas para 2015

Mais de 400 representantes de diversas entidades dos servidores públicos federais participaram em Brasília, no final de semana (31/01 e 01/02), da Reunião Ampliada dos Servidores Públicos Federais.  Apesar das especificidades existentes entre as entidades representativas dos servidores federais, as condições de trabalho, a luta contra a retirada de direitos e a defasagem salarial  levam à necessidade de unificar a luta.

Os participantes enfatizaram que depois das eleições, várias medidas tomadas  prejudicam os trabalhadores como reajustes das tarifas públicas, aumento dos juros e, principalmente, a reforma previdenciária e trabalhista através das medidas provisórias nºs 664 e 665, que alteram as leis nºs 7998/90(seguro-desemprego), 10779/2003 (seguro-desemprego para pescador), 8112/90(RJU), 8213/91(Planos de Benefício da Previdência Social) e 10876/04(Perícia Médica).

Na plenária o intuito foi  discutir e unir os servidores públicos federais diante do   desmonte e sucateamento do serviço público, bem como o combate à terceirização, e a  opressão pelo Governo Federal aos grevistas, aprofundado agora com a tentativa de aprovar o projeto sobre regulamentação do direito de greve, que na verdade busca aniquilar com este direito.

Foram elencados 16 eixos de reivindicações, entre os quais:  Politica salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias ; índice linear de 27,3% ;  anulação da reforma da previdência realizada através da compra de votos dos parlamentares; extinção do fator previdenciário; isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes e incorporação de todas as gratificações produtivistas e regulamentação da jornada de trabalho para o máximo de 30 horas para o serviço público, sem redução salarial. Leia aqui a sistematização das reivindicações dos SPFs.

O coordenador da Fenajufe, Pedro Aparecido de Souza, lembra que apesar da entidade aderir a luta conjunta dos federais, continua a mobilização pela pauta específica dos servidores do Poder Judiciário e MPU no tocante à aprovação dos PLs 7919 e 7920.

Para o coordenador Saulo Arcangeli, "a reunião ampliada do último final de semana demonstrou muita força dos trabalhadores do serviço público. A plenária esteve lotada durante os dois dias para discutir a pauta, os ataques do governo Dilma que se aprofundam e o calendário de mobilização da campanha salarial 2015 . Agora é a vez dos estados reorganizarem os fóruns estaduais para preparar a luta que promete ser intensa este ano". 

Diante da pauta  conjunta de  reivindicações, os SPFs definiram uma agenda de luta e mobilização que serão realizadasdurante este ano. Abaixo as primeiras ações.

 

Agenda

25.02 :  Ato de lançamento da campanha salarial 2015 no MPOG(Bloco K), com concentração às 9h/ Dia Nacional de luta com atos, assembleias e paralisações nos estados.

06/03 : Ato nacional no Rio de Janeiro e nos estados contra a privatização do SUS e a EBSERH/

Março : Jornada de Luta nos estados, com discussão sobre indicativo de greve.

07, 08 e 09 de abril : Jornada nacional de Lutas, em Brasília com discussão sobre indicativo de greve dos SPF’s.

Fotos: Renata Maffezoli/ANDES-SN

Pin It

afju fja fndc