fbpx

Fenajufe e sindicatos de base retomam debate sobre diretrizes de carreira em encontro nacional

Plano de carreira, cargo, especialidade, desenvolvimento funcional, capacitação e avaliação de desempenho foram alguns dos pontos conceituais debatidos por dirigentes da Fenajufe e de sindicatos de base que participaram do encontro nacional do GT de Carreira da Fenajufe, no dia 14 de março, em Brasília. Durante todo o dia, as discussões se deram em torno de conceitos e estratégias para elaborar uma política de carreira dos servidores do Judiciário Federal e do MPU. O tema, já na pauta do movimento sindical da categoria desde que fora aprovado o atual Plano de Cargos e Salários, será uma das prioridades da Fenajufe e dos sindicatos neste ano. O objetivo é avançar nas discussões e na elaboração de uma proposta consolidada de carreira para os servidores.

Na primeira parte de reunião, a assessora do Sisejufe-RJ, Vera Miranda, apresentou elementos que nortearam os debates ao longo do dia. Questões como estruturação da política de desenvolvimento funcional, formas de acesso à carreira, estrutura da carreira, estrutura hierárquica, áreas de atividade, estrutura de remuneração, desenvolvimento e promoção funcionais, adicionais e incentivos, entre outros, foram apresentados como itens centrais em um plano de carreira. Vera Miranda, que é especialista no assunto, apresentou, ainda, como tarefa fundamental da Fenajufe e sindicatos de base a definição dos elementos estratégicos para a consolidação da carreira, a partir das diretrizes consensuadas e apontadas como estruturantes.

Com base nos elementos debatidos na primeira parte da reunião, os dirigentes das entidades sindicais indicaram alguns encaminhamentos, já aprovados pela Diretoria Executiva da Fenajufe, que devem nortear os trabalhos sobre carreira nesse primeiro semestre. Para isso, a Federação vai reencaminhar aos grupos de trabalho dos sindicatos a proposta aprovada pela categoria em 2009 e toda a documentação acumulada pelo GT Nacional de Carreira. A orientação é que os GTs regionais promovam reuniões com cada segmento da categoria para discutir suas peculiaridades e especificidades. As deliberações aprovadas nessas reuniões deverão ser enviadas à próxima reunião do GT Nacional, marcada para os dias 23 e 24 de maio. 

A Fenajufe e os sindicatos de base, por meio de seus GTs de Carreira, deverão reforçar o calendário e as resoluções aprovadas na reunião ampliada do dia 30 de novembro do ano passado. Nesse sentido, as principais tarefas são:

- Maio a junho - Prazo final para finalizar as discussões dos GT Regionais que deverão obrigatoriamente deliberar suas posições em assembleia.

- Até junho, serão realizadas mais duas reuniões do GT Nacional prévias à Plenária Nacional Extraordinária sobre carreira. Sendo a próxima nos dias 23 e 24 de maio e a seguinte ainda sem data definida.

- Junho – Período de sistematização das propostas das assembleias enviadas ao GT Nacional e, após a consolidação, a proposta final será submetida aos sindicatos para deliberação nas assembleias e eleição dos delegados, observadores e suplentes para a Plenária Nacional Extraordinária convocada especificamente para discutir o tema carreira.

Pela Fenajufe participaram da reunião do GT Nacional de Carreira os coordenadores Adilson Rodrigues, Edmilton Gomes, Cledo Vieira, Saulo Arcangeli, Tarcísio Ferreira, Jean Loiola, Iracema Pompermayer, Cleber Aguiar, Mara Weber, João Evangelista, Eugênia Lacerda, Luís Claudio, Antônio Batista e João Batista. Também se somaram aos debates representantes do Sindjus/AL, Sindjufe/BA, Sinje/CE, Sintrajufe/CE, Sindissétima/CE, Sindjuf/PB, Sitra/AM-RR, Sintrajud/SP, Sitraemg/MG, Sintrajufe/MA, Sintrajufe/PI, Sindiquinze/SP, Sinjufego/GO, Sisejufe/RJ, Sintrajuf/PE, Sindjuf/PA-AP, Sintrajurn/RN, Sindjuf/SE. 

Da Fenajufe, Leonor Costa

Foto: Joana Darc Melo/Fenajufe


Pin It

afju fja fndc