fbpx

Após forte pressão, PL que revisa salário do MPU é aprovado na CFT

Apenas um deputado votou contra. Pressão agora é para que o PL 7919/14 seja aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa

Os servidores do Ministério Público da União (MPU) avançaram mais um passo fundamental na luta pela aprovação do PL 7919/14, que reestrutura o Plano de Cargos e Salários da categoria, em tramitação desde agosto do ano passado na Câmara dos Deputados. Na manhã desta terça-feira (31), na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), o parecer do relator Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA) foi aprovado, com o apoio quase unânime dos membros da Comissão, obtendo apenas um voto contrário. Tramitando em caráter terminativo, agora o projeto seguirá para apreciação dos membros da Comissão de Constituição da Câmara.

Em vários estados do país, os servidores do MPU promoveram uma forte greve para pressionar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por uma negociação com o governo federal que garanta acordo favorável à reestruturação do PCS dos servidores. Depois de cerca de 50 dias com os trabalhos paralisados, a categoria agora se encontra em estado de greve e mantém a pressão para que o PL 7919/14 seja finalmente aprovado no Congresso Nacional.

O coordenador de comunicação da Fenajufe e servidor da PRT do Maranhão, Saulo Arcangeli, critica a postura intransigente da administração e a ameaça da PGR de cortar o ponto dos dias parados, caso a greve não fosse suspensa. Ele ressalta que mesmo com todas as pressões da cúpula do MPU e com o recuo na greve, a categoria se mantém mobilizada pela revisão salarial. “A disposição é continuar com as mobilizações até a conquista final da revisão salarial, com a aprovação do projeto no Congresso e o acordo para a sua imediata implementação”, pontuou. Ele ressalta, ainda, que nos estados cujos sindicatos têm o MPU na base a categoria fez greve, paralisações e várias outras atividades de pressão pela aprovação do PL 7919/14.

Para o coordenador geral da Fenajufe, Adilson Rodrigues, que acompanhou a sessão de hoje, a aprovação do PL na CFT é uma conquista importante, mas é necessário manter a pressão já que ainda há outras etapas de tramitação do projeto. Da mesma forma que o projeto dos servidores do Judiciário Federal (7920/14), ele lembra que o PL 7919/14 também vai passar pela CCJ da Câmara e, fundamentalmente, precisa de um acordo favorável entre o governo Dilma e a cúpula do MPU.

Da Fenajufe, Leonor Costa

Foto 1: Os coordenadores Adilson Rodrigues e Eugênia Lacerda, ao lado da presidente da CFT, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), e do relator do PL 7919/14, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)/ Divulgação.

Foto 2: Servidores do MPU em protesto pela aprovação do PL 7919/14/Divulgação.

Pin It

afju fja fndc