fbpx

Fenajufe participa de reunião do Forum dos SPFs com MPOG na quinta-feira, 23

A Fenajufe participou na tarde desta quarta-feira, 22, de reunião preparatória do Fórum dos SPFs, que preparou a intervenção das entidades na reunião de negociação agendada com o MPOG na quinta-feira, 23, a partir das 10 horas.

Na reunião, foram indicadas as entidades que vão encaminhar a posição do Fórum dos Servidores Federais na mesa de negociação, dentre elas a Fenajufe, que estará representada pelos Coordenadores Adilson Rodrigues, no plantão, e Cledo de Oliveira Vieira, designados pela Executiva. Na negociação, será apreciada toda a pauta encaminhada em fevereiro deste ano ao ministério, que inclui vinte itens, dentre eles a definição da política salarial, do respeito à data-base e da reposição das perdas.

Ponto discutido na reunião desta tarde foi a definição de que cabe ao Forum dos SPFs e não ao governo, estabelecer as entidades que participam da reunião em seu nome, sendo reafirmado o compromisso de assegurar a participação da Fenajufe, barrada na última reunião. A alegação do MPOG foi de que a Federação era representativa de servidores de outro poder e que o momento, seria específico para se discutir com o Executivo.  

Para o coordenador Adilson Rodrigues, o momento servirá para acelerar o processo iniciado no início de março e que a categoria quer que seja concluído no mais curto prazo possível. “Vamos buscar a abertura de negociação efetiva, com metodologia e prazo para seu início e termino, que permita a análise de toda a pauta protocolada desde fevereiro de 2015. Vamos cobrar uma resposta e encaminhamento desta pauta, sobre a qual o governo não se manifestou até o presente momento, o que é um desrespeito aos mais de dois milhões de servidores federais que fazem o serviço público funcionar no país”, analisa. E completa: “Queremos a agilidade na negociação com a apresentação de propostas concretas, pois a categoria já está se mobilizando para pressionar, caso o governo esteja apenas querendo enrolar e ganhar tempo”.

Segundo o coordenador Cledo de Oliveira Vieira, designado para representar a Federação caso seja conseguida a participação, as questões a serem discutidas impactam diretamente os servidores do judiciário federal. O MPOG sempre busca impedir a Fenajufe de participar, alegando que a discussão salarial acontecerá entre os poderes e que neste momento, aí sim, a Federação será convidada.

LDO

Já o coordenador Cledo Vieira alerta ainda para a tentativa de planificar os gastos com a folha de pagamento dos servidores públicos, proposta pelo governo no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2016, encaminhado na quarta-feira (15) ao Congresso Nacional. Pela proposta, valor que for disponibilizado pelo governo para reajustes salariais ao final das negociações com as categorias, será distribuído proporcionalmente entre os poderes, com base na participação de cada um na despesa com pessoal. A forma como serão feitos os cálculos não está clara e deixou a categoria apreensiva.

“Mais um desastre do governo Dilma. Os poderes têm as suas especificidades, as categorias tem várias diferenças. São seis anos sem reajuste, com apenas os 15.8% dados pelo governo, numa inflação de quase 20%. Ou seja, inflação alta e reajuste sempre abaixo da inflação”, avaliou o coordenador da Fenajufe.  Cledo lembrou ainda que a magistratura teve 45% de reajuste enquanto os servidores continuam com os mesmos 15.8%.  Ele não tem dúvida: “Essa limitação linear vai perpetuar o massacre dos servidores do Judiciário, do MPU e de todos que não tiveram reajuste no governo Dilma”.

 

Luciano Beregeno, da Fenajufe


Editado às 19h17 do dia 22/04/2015

Pin It

afju fja fndc