fbpx

Ampliar a luta: Fenajufe convoca sindicatos de base para a paralisação de 24 horas e ato nacional, no dia 27/05

Servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União de todo o País se preparam para o ato nacional com indicativo de greve, que acontece no próximo dia 27, às 15 horas, em Brasília. As atividades estarão concentradas na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Convocado pela Fenajufe, o ato obedece ao calendário de mobilização aprovado na reunião ampliada, realizada nos dias 16 e 17 de maio. No mesmo dia, além do ato em frente ao STF, os servidores do Judiciário Federal e MPU farão paralisação dos trabalhos por 24 horas em vários estados.

A manifestação é parte da luta dos servidores pela aprovação do PLC 28/2015, aprovado na CCJ na quarta-feira, 20, e que segue agora para o plenário do Senado, com pedido de urgência. O ato também será em apoio ao PL 7919/2014, que reestrutura o salário dos servidores do MPU, que passará a tramitar também no Senado Federal.

Na avaliação da Fenajufe, o momento é oportuno para negociar o aporte de recursos necessários ao pagamento do reajuste previsto nos projetos. Mas para isso, é importante que governo, STF e PGR fechem acordo que viabilize a aprovação das propostas.

Reunião da diretoria executiva da Fenajufe com um representante de cada sindicato

Logo após o ato em frente ao STF, acontece a reunião entre a Fenajufe e um representante de cada sindicato filiado, no auditório da Federação, a partir das 18h.  A Federação orienta que os sindicatos de base realizem assembleia e preparem os informes sobre as deliberações com a categoria. É importante para a unidade do movimento, compartilhar a avaliação dos desdobramentos da semana e das ações desenvolvidas até o momento.

Próximas ações e deflagração de greve por tempo indeterminado até 10/06

Já para o dia 29 de maio está programado um dia de mobilização e paralisação da Fenajufe e sindicatos filiados, com as demais categorias dos servidores públicos federais em todo o País. O Dia Nacional de Paralisação Rumo à Greve Geral é convocado por diversas centrais sindicais e movimentos sociais e será contra o ajuste fiscal, o PL 4330/2004 (PL 30/2015 no Senado) e as MP 664 e 665, cujos projetos de conversão serão apreciados no Senado Federal.

Na sequência, nos dias 2 e 3 de junho, nova paralisação será realizada, desta vez por 48 horas. E até o dia 10 de junho, após avaliação nas bases, será deflagrada a greve da categoria, por tempo indeterminado.

Segundo a coordenadora da Fenajufe Iracema Pompermeyer, “é de vital importância que a categoria não arregue nesse momento, continue mobilizada, rumo à greve nacional e procure os senadores dos seus Estados pedindo apoio para aprovação do PLC 28/2015 e também que pressione o Governo a liberar recursos para reposição das nossas perdas salariais”.

Quem também fala sobre a importância do ato nacional dos servidores é o coordenador da Fenajufe, no plantão esta semana, João Evangelista. Para ele “é fundamental a unidade da categoria, independentemente de ‘campos’ ou ‘correntes’ políticas. A luta é uma só. Temos que pensar agora, primeiramente no nosso objetivo principal que é a aprovação do projeto do nosso reajuste. A categoria tem que se conscientizar de que deve participar de atos e de greve deflagrada através de deliberações em assembleias. A luta interessa a nós todos. Vamos lutar”.

Na avaliação do coordenador da Fenajufe, também de plantão, Saulo Arcangeli, o momento agora é de fortalecer as lutas nos estados e fazer a construção da greve até o dia 10 de junho. “A semana também é importante para pressionar mais uma vez em Brasília o STF, a PGR, o Senado Federal e o governo Dilma pelo reajuste salarial do Judiciário e MPU e participar do Dia Nacional de Mobilização e paralisação do dia 29 de maio convocado pelos servidores públicos federais em campanha salarial unificada, pelas centrais sindicais e movimentos sociais rumo à greve geral contra o ajuste fiscal e a retirada de direitos dos trabalhadores”.

 

Da Fenajufe, Luciano Beregeno

Foto: Joana Darc/Fenajufe

 

Pin It

afju fja fndc