fbpx

Em vários estados, servidores paralisam as atividades nesta quarta-feira

Hoje também haverá ato nacional, em frente ao STF. Categoria prepara greve por tempo indeterminado para pressionar governo e STF a fecharem um acordo para aprovar projeto de reajuste salarial

Esta quarta-feira, 27 de maio, servidores do Judiciário Federal em vários estados paralisam as atividades por 24 horas ou parcialmente, em defesa da aprovação do projeto que reestrutura a carreira e reajusta o salário da categoria. O PLC 28/15 foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na última quarta-feira (20) e agora está no plenário da Casa, com requerimento de urgência e aguardando a votação das duas Medidas Provisórias que trancam a pauta.

Os servidores das Justiças Federal e Eleitoral do Paraná deram a largada no calendário nacional de lutas e deflagraram a greve por tempo indeterminado na última segunda-feira (25). Na avaliação do Sinjuspar-PR, o movimento começou com boa adesão dos servidores, em especial das varas e dos núcleos administrativos da sede da JF, no bairro Ahú, em Curitiba, e tem grande perspectiva de crescer nos próximos dias.

Segundo levantamento feito pela Federação, aprovaram parar hoje por 24 horas servidores do Maranhão, Goiás, Pernambuco, Pará e Mato Grosso. Em outros estados, os sindicatos promovem paralisações parciais, assembleias e atos para marcar o dia e decidir as próximas paralisações e o início da greve por tempo indeterminado.

Ato nacional no STF e reunião com sindicatos

Ainda hoje, a Fenajufe, em conjunto com os sindicatos filiados, também realiza ato nacional, às 15 horas, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O ato segue o calendário de mobilização aprovado na reunião ampliada da categoria, realizada nos dias 16 e 17 de maio.

Além de dirigentes da Fenajufe e dos servidores do Distrito Federal, já confirmaram presença no ato nacional unificado os sindicatos do Amazonas, Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e TRT da 15ª Região.

A manifestação é parte da luta dos servidores pela aprovação do PLC 28/2015 e do PL 7919/2014, que reestrutura o salário dos servidores do MPU. O projeto foi aprovado na Câmara e também passará a tramitar no Senado Federal.

Após o ato no STF, a Fenajufe realiza, a partir das 18h, reunião com um representante de cada sindicato filiado para discutir os últimos desdobramentos da tramitação dos projetos de revisão salarial e definir estratégias de atuação para os próximos dias.

Greve por tempo indeterminado até 10/06

Ainda seguindo o calendário aprovado, no dia 29 de maio os servidores do Judiciário Federal e do MPU também participam do Dia Nacional de Paralisação Rumo à Greve Geral, convocado por diversas centrais sindicais e movimentos sociais. A data será contra o ajuste fiscal, o PL 4330/2004 (PLC 30/2015 no Senado) e as MP 664 e 665, cujos projetos de conversão serão apreciados no Senado Federal.

Para o dia 29, já decidiram paralisar as atividades os servidores de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Sul. Os demais, devem decidir nas assembleias que acontecem o longo desta quarta-feira.

Na sequência, nos dias 2 e 3 de junho, a categoria promove nova paralisação, desta vez por 48 horas. E até o dia 10 de junho, após avaliação em assembleias de base, será deflagrada a greve por tempo indeterminado dos servidores do Judiciário Federal e do MPU.

Para os dirigentes da Fenajufe, o momento agora é de manter a unidade e fortalecer as lutas nos estados visando o início da greve até o dia 10 de junho.

 

Da Fenajufe, Leonor Costa

Foto: Joana Darc/Fenajufe

 

 

Pin It

afju fja fndc