fbpx

Comando Nacional indica manutenção da greve com fortalecimento do movimento

Manter a greve e fortalecer o movimento seguindo o calendário de atividades deliberado pelo Comando Nacional de Greve (CNG). Com essas definições e contabilizados mais de trinta dias de greve com mobilização permanente, o CNG da Fenajufe se reuniu na tarde desta terça-feira, 14, em Brasília.

Com presença de 15 dos 30 filiados que compõem o CNG, foi registrada a participação de representantes da base do Sindiquinze/SP, Sinjufego/GO, Sindjus/DF, Sintrajufe/RS, Sindjufe/TO, Sintrajufe/MA, Sitraemg/MG, Sintrajusc/SC, Sintrajurn/RN, Sintrajud/SP, Sindjufe/BA, Sinjuspar/PR, Sindjufe/MS e Sindijufe/MT. Pela Fenajufe participaram os coordenadores Adilson Rodrigues, Cledo Vieira, Roberto Ponciano, Tarcísio Ferreira, Pedro Aparecido, Saulo Arcangeli, Eugênia Lacerda e Edmilton Gomes.

Na avaliação do Comando, a greve nos estados segue firme, com pontuais recuos sendo revertidos pela atuação firme do movimento paredista. Atividades como passeatas, buzinaços e arrastões nos setores do PJU, conseguiram mais adeptos pelo país, com grande participação de cidades do interior nos estados.

Também o silêncio mantido pela cúpula do Supremo Tribunal Federal, principalmente do presidente, ministro Ricardo Lewandowski, foi interpretado como distanciamento do interesse dos servidores, pois restringe qualquer discussão sobre a reposição das perdas ao contexto institucional, longe da bandeira da categoria que é a sanção do PLC 28.

A partir desta semana, a orientação da Fenajufe é que o movimento paredista em todo o País seja intensificado.  Em Brasília, a Federação continuará com a estratégia de se reunir com os presidentes dos Tribunais Superiores e também, manter o corpo-a-corpo com os parlamentares coletando assinaturas de apoio à sanção do PLC 28 e compromisso para a derrubada do veto, caso ocorra.

Também foi avaliada a situação da aprovação do PLC 41 . A categoria deve continuar nesta semana a pressão no senado para aprovação do projeto antes do recesso parlamentar.

Calendário

Para os próximos dias, o CNG aprovou o seguinte calendário de atividades:

- Manutenção e fortalecimento da greve

16/7 – Ato às 15h no STF, após reunião do CNG na Fenajufe

20 a 21/7 - Apagão nos estados, com vigília na noite do dia 21/7.

20 a 22/7 - Caravanas a Brasília com ato e realização de vigília na noite do dia 21/7.

22/7 – 9h participação da marcha dos SPF

22/7 – 14h reunião do Comando de Greve para avaliar os desdobramentos da sanção ou veto

23/7 – Rodada de assembleias nos estados para avaliar a greve a partir da indicação do Comando Nacional de Greve.

 

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos de Joana Darc Melo/Fenajufe

Pin It

afju fja fndc