fbpx

“Continuem na luta pela sanção. Se houver veto, lutem contra o veto”, diz Lewandowski a servidores em MG

Presidente do Supremo só receberia Comissão de Servidores se houvesse presença de representante da Fenajufe

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, se reuniu hoje, 17, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, com uma comitiva de servidores. A reunião aconteceu após pressão dos servidores que recepcionaram o ministro com apitos, vuvuzelas, faixas e brados de ordem. A manifestação aconteceu durante solenidade em que Lewandowski foi condecorado no TJMG.

Condição colocada pelo ministro para receber a comitiva de servidores, foi que nela, estivesse um representante da Fenajufe. Cumprí-la não foi difícil: o coordenador da Federação, Alexandre Magnus, também é dirigente do Sitraemg, o sindicato que organizou o protesto, mais um ato da campanha #SancionaDilma.

O relato da reunião pode ser lido no extrato da matéria produzida pelo Sitraemg, (material completo AQUI), a seguir:

Reunião com Lewandowski

Depois de muitas tentativas, a direção do SITRAEMG, juntamente com outros servidores e o diretor do Sintrajufe/MG, Ruy Bittencourt, conseguiu falar com o secretário de segurança do ministro Lewandowski, e mais uma vez depois de longo diálogo, convencê-lo a receber um grupo de servidores. Uma condição: que tivesse uma representante da Federação. Alexandre Magnus pediu que o presidente do STF recebesse uma comitiva de pelo menos cinco pessoas, com ele representando a Fenajufe, da qual é um dos coordenadores, três colegas de Minas, um de cada tribunal, e o diretor do Sintrajufe/RS, que integra também o Comando Nacional de Greve e tem larga experiência na lida com as cúpulas do Supremo e tribunais superiores. O representante do STF, no entanto, o ministro poderia receber apenas quatro pessoas. Formaram o grupo, então, Alexandre Magnus e os colegas Mônica (TRT), Anya (TRE) e Nestor (Justiça Federal). Por pouco a reunião não foi realizada, conforme disse o próprio chefe da segurança de Lewandowski, em razão de uma discussão criada por alguns servidores que não queriam a participação do diretor do Sintrajufe/RS, cuja presença seria importante por causa da sua experiência nesse tipo de situação. Mas a situação acabou contornada e Bittencourt não pôde mesmo integrar o grupo, em razão do número limitado de pessoas permitido. Nem mesmo o jornalista do Sindicato pôde entrar.

Terminada a reunião, o coordenador geral do SITRAEMG fez um relato do que foi conversado com o presidente do STF. Segundo Alexandre Magnus, a reunião começou com ele lembrando a Lewandowski que, na reunião de 29 de junho, da qual ele participou como coordenador da Fenajufe, o ministro disse que o problema do Judiciário estava no Legislativo. Era lá que os servidores deviam cobrar. Magnus, então, cobrou: “o projeto, que é de autoria do STF, foi aprovado e, agora, precisamos de sua ajuda, para que seja sancionado”.

Narrando mais uma vez o que vem sendo informado nos últimos dias, o presidente do STF informou que reuniu-se com Dilma em Portugal, onde teriam encontrado por coincidência de agenda, e tentou “costurar” com ela uma saída para o projeto de revisão salarial, mas a chefe do Executivo disse que o ajuste fiscal e a insuficiência no orçamento impedem o governo de viabilizar a implementação do PLC 28/15. “A gente não pode pagar por isso”, respondeu de pronto Alexandre Magnus, argumentando com o ministro que, apesar das dificuldades do governo, o projeto de aumento dos magistrados foi aprovado, enquanto os servidores sofrem com uma defasagem salarial de nove anos. Nestor e Mônica também falaram aos colegas. “O ministro só recebeu a gente porque a gente está em greve e veio aqui”, ressaltou Mônica. Nestor chamou a atenção para uma fala importante de Lewandowski durante a reunião, ao se sentir apertado pelos servidores. “Continuem na luta pela sanção. Se houver veto, lutem contra o veto”, disse o ministro.

A importância da greve

O coordenador do SITRAEMG Alexandre Magnus reitera que a greve foi fundamental, assim como a presença maciça e marcante dos servidores no ato de hoje, para que Lewandowski visse, de perto, como está sendo forte o movimento grevista também em Minas.


da Fenajufe, Luciano Beregeno (com informações do Siraemg)
Foto: Acervo do Sindicato 

Pin It

afju fja fndc