fbpx

Sem confirmação oficial de veto, Servidores pressionam Planalto pela sanção do PLC 28

Cerca de três mil servidores do poder Judiciário federal se reuniram hoje, 21, em frente ao Palácio do Planalto, para exigir da presidente Dilma Rousseff, a sanção do PLC 28/2015, que repõe parte das perdas salariais da categoria, com salários congelados há dez anos. A concentração começou desde as primeiras horas da manhã, o que levou o Planalto a pedir reforço na segurança do local.

No meio da tarde, devido a pressão dos manifestantes, Dilma Rousseff teria transferido parte de sua agenda para a residência oficial do Palácio da Alvorada. A informação não foi confirmada pelo gabinete presidencial.

Em greve há mais de quarenta dias – em alguns estados o movimento se aproxima de dois meses – os servidores tem mostrado seu descontentamento com a cúpula do poder Judiciário e com o Executivo, pelos anos de descaso e congelamento dos salários.

Após o ato, os servidores iniciaram a vigília em frente ao Palácio do Planalto. Munidos de vuvuzelas, faixas e apitos, eles continuam cobrando a sanção do PLC 28/2015.

Até o início da vigília, que se deu por volta das 19 horas, nenhum comunicado oficial ou publicação nos sites do governo e STF confirmaram sanção ou veto do PLC 28.

Durante todo o dia, na página da Fenajufe no Facebook, servidores se manifestaram e também incrementaram a militância virtual. Postagens com informes sobre o que acontecia em todo o País eram replicadas e ajudaram na ampliação do debate.

Apreensão

Ao longo da terça-feira, informações desencontradas e sem confirmação oficial circularam pelas redes sociais. À medida que a Fenajufe tomava conhecimento, eram feitos esclarecimentos, postados na página da Federação, no Facebook (acesse AQUI).

Às 21h03 o portal G1 anunciou veto parcial segundo o STF, enquanto o Jornal Nacional anunciava veto total. O portal de notícias UOL também anunciou, às 21h17, a decisão presidencial pelo veto (AQUI). Porém, sem posição oficial de qualquer órgão do governo ou do próprio STF, até o fechamento desta matéria, não havia confirmação sobre a decisão de Dilma Rousseff. Também o Valor Econômico anunciou, às 21h06, a notícia de veto que teria chegado ao STF (AQUI), mas sem se aprofundar se era parcial ou total.

Fenajufe

Com a vigília em andamento e as velas iluminando a Esplanada dos Ministérios em frente ao Palácio do Planalto, os servidores do Judiciário continuaram a manifestação pelo reajuste da categoria. Se confirmado o veto, a categoria continuará mobilizada, buscando a reposição das perdas salariais. 

Desde a aprovação do PLC 28/2015 no plenário do Senado em 30 de junho, a posição do governo sempre foi pelo veto, sem que em momento algum o STF viesse a público defender o projeto contra os ataques, deixando à categoria o trabalho de lutar pelo reajuste.

Em diversas ocasiões, representantes do ministério do Planejamento defenderam publicamente o veto, tendo como justificativa, o ajuste fiscal. Na segunda-feira, 20, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, encaminhou à Casa Civil um parecer, recomendando o veto total do projeto à presidente Dilma Rousseff.

Nesta quarta-feira, 23, o Comando Nacional de Greve irá se reunir na sede da Fenajufe, para avaliar o cenário e definir os próximos passos da luta pela reposição salarial.

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos: Divulgação Whatsapp 

Atualizada às 23h46

Pin It

afju fja fndc