fbpx

Congresso cancela sessão e servidores continuam pressão pela derrubada do veto

Foi cancelada por volta das 11h20 a sessão conjunta do Congresso Nacional que apreciaria vetos presidenciais nesta quarta-feira, 19. A notícia não diminuiu a disposição dos servidores do Judiciário federal.

Concentrados em frente ao anexo II da Câmara dos Deputados, desde as 9 da manhã, eles exigem a inclusão do Veto 26 na pauta da sessão. O ato contou com a participação de centenas de servidores das caravanas vindas dos estados, que se juntaram aos do Distrito Federal. O protesto fez com que muitos parlamentares fossem até os servidores, e reiterassem posição na defesa da derrubada do veto.

O Veto 26/2015 ainda não completou 30 dias de vigência. A publicação no Diário Oficial da União aconteceu em  22 de julho e ele passa a trancar a pauta a partir de  21 de agosto. Segundo o Regimento Comum do Congresso Nacional, se por qualquer motivo não ocorrer a sessão ordinária na terceira terça-feira do mês, será convocada nova sessão conjunta para a terça-feira seguinte, o que colocaria automaticamente o veto na pauta da terça-feira, 25.

Coordenadores da Fenajufe e dirigentes dos sindicatos da base continuam no Congresso Nacional defendendo a imediata inclusão em pauta e o compromisso dos parlamentares pela derrubada do veto.

Ato histórico

Na tarde desta terça-feira, 18, aconteceu o maior ato da história do funcionalismo público do Poder Judiciário da União. Mais de dez mil servidores – algumas estimativas apontam para a presença de 15 mil – pressionaram o Congresso Nacional pela derrubada do veto ao PLC 28/2015.

Segurança

Considerando as recorrentes restrições de acesso de servidores e dirigentes às galerias para a sessão conjunta do Congresso Nacional de hoje, a Fenajufe entrou com pedido de Habeas Corpus  (HC 129855) no STF. A liminar foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Melo ainda na noite da terça-feira, 18. A Federação acompanha a tramitação do processo e trabalha para que a decisão seja cumprida. O objetivo é assegurar o direito de acesso da representação dos servidores ao Congresso.

Comando

O Comando Nacional de Greve da Fenajufe está reunido neste momento para deliberar sobre as próximas atividades da mobilização. A reunião começou às 14 horas, na sede da Federação em Brasília.

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe 

Pin It

afju fja fndc