fbpx

CNG discute organização do Ato Nacional desta terça-feira, 25, em Brasília

Terminou agora há pouco reunião do Comando Nacional de Greve da Fenajufe que antecede o Ato Nacional desta terça-feira, 25, em Brasília. A partir das 15 horas, servidores do Judiciário federal do Distrito Federal e aqueles vindos dos Estados, estarão reunidos em mais um protesto no gramado em frente ao Congresso Nacional. Eles pedem que deputados federais e senadores rejeitem o veto da presidente Dilma Rousseff ao PLC 28/2015. O projeto repõe perdas salarias da categoria, há quase dez anos sem reajuste.

Na reunião, coordenadores da Fenajufe e representantes dos sindicatos filiados discutem informações e estratégias necessárias ao trabalho que vem sendo feito na Câmara dos Deputados e Senado federal.

Outro ponto importante debatido é quanto à segurança dos servidores que participarão do ato. O objetivo é evitar qualquer situação que exponha os manifestantes a risco. No último ato, na terça-feira, 18, predominou o caráter pacífico e foi considerado o maior já realizado pela categoria até o momento.

A Fenajufe orienta que os participantes do Ato que fizerem uso de vuvuzelas, permaneçam próximos uns dos outros. Com isso, as ações poderão surtir mais efeito e realizarem evoluções pontuais.

Além de representantes dos Estados, participam da reunião os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Eugênia Lacerda, Maria Madalena Nunes, Tarcísio Ferreira e Saulo Arcangeli.

Orientação

Visando garantir a segurança e o bom andamento do Ato Nacional, a Fenajufe recomenda aos manifestantes:

- Não entre em provocações ou atritos. Lembre-se que foram identificados infiltrados em nossas manifestações, com o objetivo de desestabilizar o protesto e justificar ações por parte dos aparatos de segurança. É preciso preservar a união dos trabalhadores. Da coesão nasce nossa força.

- Mantenha-se bem hidratado. Brasília nesta época do ano além das altas temperaturas, tem baixíssima umidade relativa do ar, o que provoca desconforto e sangramento nasal;

- Faça uso de protetor solar e protetor labial;

- Use bonés e chapéus arejados para enfrentar o sol. Sombrinhas e sombreiros também são úteis, mas podem oferecer risco à sua segurança e à dos demais participantes;

- Óculos escuros são recomendáveis;

- Sapatos confortáveis são imprescindíveis;

- Cópias de seus documentos pessoas são importantes. Mantenha os originais guardados, seguros. Se possível, autentique as cópias.

- Evite portar bolsas e mochilas.

Para quem vai atuar na área interna da Câmara dos Deputados e do Senado:

- Ao abordar os parlamentares, trate-os com urbanidade, educação e respeito.  Lembre-se que buscamos apoios à nossa causa e nesta busca não há espaço para tratamentos ríspidos.

- Use trajes adequados. Terno e blazers sempre.

- Bebidas alcoólicas, armas ou qualquer objeto que possa causar acidentes ou lesões são rigorosamente proibidos.

- Fotografias e filmagens são permitidas, exceto durante as sessões plenárias.

- Haverá um Diretor da Fenajufe sempre por perto. Identifique-o pelos adesivos e o procure sempre que tiver dúvidas ou necessitar de alguma informação.   

Atividades
O calendário aprovado para as próximas atividades ficou assim distribuído:

24 a 26/8 – Apagão no Judiciário Federal nos Estados e no DF, envio de caravanas a Brasília. 

25/8 – Realização de Ato Nacional, às 15 horas, no gramado em frente ao Congresso Nacional (Alameda dos Estados) . 

26/08- Realização da Reunião do Comando Nacional de Greve, às 10 horas, na sede da Fenajufe, podendo ser antecipada ou prorrogada conforme a pauta do Congresso Nacional. 

27/8 – Indica a participação na Marcha a Brasília, com Ato dos SPF, rumo à construção da greve geral dos Servidores Públicos Federais. Publicação do boletim do Fórum atualizando a conjuntura e chamando à greve os setores que ainda não aderiram ao movimento. 

27 e 28/8 – Rodada nacional de Assembleias para avaliar a greve e as atividades da semana.

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Foto: Joana Darc Melo/Fenajufe 

Pin It

afju fja fndc