fbpx

Contec discute valorização dos Técnicos durante reunião em Brasília

Agir efetivamente pela valorização dos Técnicos Judiciários através da edição de dispositivo legal que estabeleça a exigência de nível superior para o cargo, sem que isso prejudique lutas posteriores pela interposição de tabelas e isonomia. Com essa discussão dando o tom dos debates e deliberações, aconteceu no sábado, 25 de julho, em Brasília, a segunda reunião do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do Judiciário Federal e Ministério Público da União, o Contec.

Organizado pela Fenajufe, o encontro contou com a participação de representantes do Sindiquinze/SP, Sinjufego/GO, Sinjuspar/PR, Sinjutra/PR, Sintrajud/SP,  Sintrajufe/CE, Sintrajufe/PI, Sintrajufe/RS, Sintrajurn/RN, Sintrajusc/SC, Sisejufe/RJ, Sindijufe/MT, Sindissétima/CE, Sindjuf/PB, Sindjuf/SE, Sindjufe/BA, Sindjufe/TO, Sindjus/AL, Sindjus/DF, Sinje/CE, Sinjeam/AM e Sitraemg/MG. Pela Fenajufe participaram os coordenadores Cledo Vieira, Eugênia Lacerda, Luis Cláudio dos Santos Edmilton Gomes e Roberto Ponciano.

Como próximo passo pela valorização da categoria, o Contec  deliberou pelo envio ao Supremo, da minuta de um Projeto de Lei elaborado pela assessoria jurídica do Sitraemg, de Minas Gerais, estabelecendo a exigência do curso superior para o cago de Técnico Judiciário. Vale destacar que os encaminhamentos aprovados no Contec, são apenas indicativos para as instâncias deliberativas da Fenajufe, discutirem os temas propostos.

A ideia é que, com base nessa minuta, sejam feitos estudos que permitam a elaboração final de projeto de lei pelo próprio Supremo, a ser enviado ao Congresso Nacional. Porém, quem vai definir pela adoção da estratégia, são as instâncias deliberativas da Fenajufe.

Os delegados deliberaram também pela reserva de um dia imediatamente anterior ao início da Plenária da Fenajufe, a ser realizada em Campina Grande, na Paraíba, ainda este ano. Esse tempo será reservado aos debates técnicos da categoria. O debate servirá para os técnicos decidirem suas posições na plenária e nele será sugerida a data do próximo Contec.

O vídeo da reunião do Contec pode ser baixado aqui.

Homenagem
Em homenagem ao escritor e "operário da memória e da liberdade"  Vito Giannotti, referência na Comunicação Sindical brasileira e morto em 25 de julho, os delegados deliberaram nominar esta plenária do Cointec de Vito Giannotti, como forma de homenageá-lo. Nascido na província italiana de Lucca, na Toscana, Giannotti chegou ao Brasil em 1961, aos 21 anos, e se destacou pela militância social aguerrida. Ele morreu aos 72 anos, no dia 25 de julho, no Rio de Janeiro.

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe 

Atualizada em 31/08/2015, às 14h50

Pin It

afju fja fndc