fbpx

Continua pressão pela derrubada do veto nesta quarta, 7

Servidores do Judiciário Federal e dirigentes da Fenajufe, bem como de entidades sindicais da base da Federação, se reúnem neste momento no Salão Verde da Câmara dos Deputados, próximo ao local onde deverá ser realizada a sessão do Congresso Nacional convocada para hoje, 7, pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. A reunião das casas legislativas foi convocada para as 11h30.

Hoje será a quarta tentativa de se votar os vetos presidenciais remanescentes da sessão do dia 22 de setembro, mais dois outros incluídos na pauta nos últimos dias. No dia 22 após a manutenção de 26 dos 32 vetos pautados, a oposição ao governo conseguiu obstruir a sessão do Congresso, ante o risco de se manter também o 26, do Judiciário. Convocada nova sessão para a quarta-feira, 30 de setembro, mais uma vez ela não aconteceu. Por uma manobra do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o plenário onde seria realizada ficou ocupado por todo o dia com três sessões extraordinárias convocadas. O objetivo de Cunha com a obstrução era forçar o presidente do Senado a incluir na pauta o veto ao financiamento privado de campanha. Ontem, 6, apesar do número suficiente de senadores, faltou quórum na Câmara. O painel registrou presença de apenas 161 deputados dos 252 necessários. O esvaziamento foi uma promessa de Eduardo Cunha, estampada em uma entrevista do presidente da Câmara na Folha de São Paulo do sábado, 3 de outubro.

Pouco depois de meio dia o quorum para abertura dos trabalhos foi atingido. A sessão prossegue com pronunciamentos de deputados e senadores, pelos 30 minutos iniciais. Depois será feita nova verificação de presença para se iniciar as discussões acerca das matérias pautadas. Ao abrir a sessão o presidente Renan Calheiros manifestou a intenção de limpar a pauta de vetos nesta sessão.  "Nosso papel é trabalhar para concluirmos hoje a apreciação dos vetos", disse.

da Fenajufe, Luciano Beregeno 
Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

Pin It

afju fja fndc