fbpx

Veto ao PLC 28 será analisado na terça-feira, 17

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), confirmou na tarde desta segunda-feira, 9, a convocação do Congresso Nacional para a terça-feira, 17. A intenção é analisar os 13 vetos presidenciais, dentre eles o veto ao PLC 28/2015. São seis destaques da última sessão (22/9) e sete vetos incluídos recentemente. Outro veto – da aposentadoria compulsória aos 75 anos para servidores públicos – também poderá ser analisado. Calheiros quer limpar a pauta para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária de 2016.

Segundo o coordenador plantonista Cledo Vieira, o momento requer que os servidores retomem a mobilização pela derrubada do veto. “É hora de reassumirmos os postos de luta, ocuparmos os espaços e fazer com que nossas vuvuzelas sejam ouvidas”, convoca.

O anúncio já era aguardado pela Fenajufe. Durante todo o dia o coordenador Adilson Rodrigues esteve em contato com André Sarks,  diretor da Secretaria Geral da Mesa do Congresso Nacional. A informação é que o ato formalizando a convocação do Congresso deverá ser publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 10.

A Fenajufe orienta que os sindicatos se mobilizem para a retomada da pressão sobre o Congresso Nacional pela derrubada do veto 26. Na avaliação do coordenador Adilson Rodrigues,  esta pode ser a conclusão de uma das mais longas e duras campanhas salariais da categoria.

Por deliberação da XIX Plenária nacional da Fenajufe, acontecida em João Pessoa, na Paraíba entre 23 e 25 de outubro, o calendário de mobilização ficou assim definido:

- 16 e 17 de novembro: Convocação nacional de caravanas a Brasília para a realização de arrastões nas unidades do Poder Judiciário Federal. Paralisação nos estados e no Distrito Federal

- 17 de novembro: Ato Nacional em Brasília pela derrubada do veto ao PLC 28/205. Paralisação nos estados e Distrito Federal. 

A pauta da sessão do dia 17, divulgada pela SGM, é a seguinte:

Pauta da Sessão do Congresso Nacional do dia 17/11

 

 

Vetos pendentes de votação (Destaques da Sessão do dia 22/09 e Vetos Novos)

 

Ordem

N.º do Veto

Tipo do Veto

Assunto

21

Parcial

Exploração de direitos patrimoniais decorrentes da ocupação de terrenos da União

25

Parcial

Dedução de IRPF para professores

26

Total

Aumento da remuneração dos servidores do Judiciário

               

29

Parcial

Política de reajuste dos benefícios dos aposentados e dos pensionistas

31

Parcial

Regime especial de tributação para entidades profissionais desportivas

33

Parcial

Fundo e transferências dos depósitos judiciais e administrativos

37

Parcial

Altera o Código de Trânsito Brasileiro, permitindo a doação de veículos e a venda de sucata abandonados

38

Parcial

Redução da desoneração da folha de pagamentos

39

Parcial

Instituição do Ensino Médio nas penitenciárias

10º

40

Total

Destinação da renda dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia ao aperfeiçoamento técnico e cultural do engenheiro e do engenheiro-agrônomo

11º

41

Total

Criação de cargos efetivos e em comissão e funções de confiança no Quadro de Pessoal do Conselho Nacional do Ministério Público.

12º

42

Parcial

Alteração da Lei das Eleições e da Lei dos Partidos Políticos (Reforma Política)

13°

43

Parcial

Eleva de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

 

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Editada às 15h08 do dia 10 de novembro de 2015. 

 

Pin It

afju fja fndc