fbpx

Congresso mantém veto ao PLC 28/2015

Numa sessão marcada pela tensão com discursos criticando e questionando a competência administrativa do governo frente ao cenário econômico registrado no País, o Congresso Nacional manteve o veto 26, referente ao PLC 28/2015. Foram 251 votos NÃO, seis a menos que o necessário para que o VET 26 fosse derrubado na Câmara e seguisse para análise do Senado. A votação durou apenas 15 minutos.

O resultado provocou a indignação dos servidores que se concentravam na lateral do Senado e nas galerias do plenário da Câmara, acompanhando a votação. Parlamentares de oposição ao governo e alguns da bancada governista, mas que contrariam a indicação dos líderes pelo voto SIM, também se manifestaram contra o resultado.

Com a revolta dos servidores cada vez mais evidente e a tensão aumentando, o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB/AL) determinou o esvaziamento das galerias.

O clima consternado e o sentimento de frustração frente o resultado, levaram muitos servidores aos prantos.

Os parlamentares mantiveram sete dos 13 vetos presidenciais em análise. Os seis restantes foram objeto de destaques para votação em separado. Destes, o 26 foi mantido. A sessão foi encerrada por falta de quórum na votação seguinte, do reajuste dos aposentados.

Duas novas sessões do Congresso Nacional estão convocadas, uma para as 11h30 da quarta-feira, 18 e outra para a próxima semana. O resultado da votação na Câmara excluiu a necessidade de análise do veto 26 no Senado.

O Comando Nacional de Mobilização (CNM) da Fenajufe convocou reunião para as 13 horas desta quarta-feira, 18, com os sindicatos filiados. A reunião acontece na sede da Federação, em Brasília, e a pauta será a avaliação do resultado da votação do veto 26 no Congresso e os encaminhamentos para a continuidade da luta pela reposição das perdas salariais.

da Fenajufe, Luciano Beregeno
Foto: Jonas Pereira/Agência Senado
Atualizada às 2h07 da quarta-feira, 18 de novembro de 2015 

Pin It

afju fja fndc