fbpx

Coordenadores acompanham movimentação na Câmara dos Deputados

Com a temperatura em alta na Câmara dos Deputados por ser uma semana decisiva para o processo de impeachment com a apresentação da defesa da presidente Dilma Rousseff, o requerimento de urgência ao PL 2648/2015 deverá ser votado na sessão da noite de hoje, segunda-feira (4/4). A inclusão na pauta – anunciada na sexta-feira (1/4), movimentou desde cedo os coordenadores da Fenajufe e dirigentes de vários sindicatos filiados, trabalhando no corpo a corpo junto aos parlamentares.

Com a apreciação do requerimento de urgência pelo plenário acontecendo mesmo hoje, a expectativa é conseguir que o PL 2648/2015 seja também votado na mesma sessão ou, no máximo, na terça-feira (5/4), o que levaria o projeto ao Senado até a quarta-feira (6/4).

Quanto à possibilidade de obstrução por parte da oposição ao governo ou pela própria bancada governista, ventilada no final da semana passada e que ganhou variantes nos relatos pelas redes sociais, a coordenadora Mara Weber solicitou ao Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – um estudo sobre a questão. Segundo o órgão, em relação ao requerimento de urgência ou ao próprio 2648, não há qualquer interesse de nenhuma das bancadas em evitar sua apreciação. Entrar em obstrução é o mesmo que derrubar a sessão por falta de quórum. A base do governo por ter projetos importantes a serem votados e a oposição, para evitar prejuízos aos prazos do impeachment.

Em conversa com o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado Leonardo Picciani, as coordenadoras da Fenajufe Mara Weber e Iracema Pompermayer, acompanhadas pelo presidente do Sindiquinze (Campinas), José Aristeia Pereira e pelo presidente do Sisejufe (RJ), Valter Nogueira, foram informadas que mesmo havendo obstrução, o requerimento de urgência será votado hoje (4/4). Picciani informou ainda que a votação do PL 2648/2015 vai acontecer mesmo na terça-feira.

A tramitação na Câmara dos Deputados seguirá o seguinte rito, a partir da aprovação do requerimento de urgência:

 

 MPU

Quanto ao reajuste dos servidores do Ministério Público da União, o PL 7919/2014 aguarda parecer do relator, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB/BA), na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Havendo consenso, a tramitação do projeto seguirá o mesmo caminho que o PL 2648/2015.

Pin It

afju fja fndc