fbpx

Câmara inicia sessão ordinária e urgência do 2648 é quarto item da pauta

Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

Coordenadores da Fenajufe acompanham neste momento a sessão ordinária da Câmara dos Deputados, que mais uma vez começa em meio à tensão provocada pela instabilidade política que cerca o processo de impeachment em curso e a situação do presidente Eduardo Cunha (PMDB/RJ), no Conselho de Ética da Casa. 

Mas a tarde desta terça-feira (5/4) ganhou um componente a mais pra incendiar os humores na Câmara: a decisão do ministro Marco Aurélio Melo, do STF, determinando que o pedido de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer também fosse acolhido pela mesa diretora. A noticia causou tumulto e cogitou-se inclusive a retirada de todos os projetos da ordem do dia.

Preocupados, os coordenadores Adilson Rodrigues, Cledo Oliveira, Iracema Pompermeyer, Mara Weber e Ramiro Lopez, acompanhados pelos dirigentes sindicais José Aristeia Pereira (Sindiquinze/Campinas), Valter Nogueira (Sisejufe/RJ) e Antônio dos Anjos Melquíades (Sintrajud/SP) conversaram com o líder do PSD e presidente da Comissão Especial do Impeachment, deputado Rogério Rosso (DF). Foi informado ao parlamentar que o prazo do substitutivo  do PL 2648 está “estourado”, com parcelas vencidas do escalonamento. Rosso mais uma vez se comprometeu com a categoria. O resultado veio na ordem do dia da sessão ordinária, que trouxe o requerimento de urgência, como quarto item da pauta.

MPU

Outro projeto que também está na pauta é o que trata do aumento para os servidores do MPU. Porém, como o PL 7919/2014 que tramita na Casa já é um substitutivo aprovado no Senado, a solução encontrada para que o aumento fosse concedido nos mesmos moldes daquele dos servidores do Judiciário Federal (PL 2648) e sem perda das parcelas vencidas, foi adaptar o texto do PL 6697/2009, já aprovado na CTASP. (Leia mais no intertítulo “ Sobre o 7919”)

Segundo informação da coordenadora Mara Weber, houve uma conversa entre MPU e o Ministério do Planejamento referente à alteração do 7919/2015 para o 6697/2009, onde a designação constante na LOA para o 7919, será direcionada ao 6697.

A sessão está em andamento em sua fase de debates e o presidente Eduardo Cunha fez há pouco a leitura da ordem do dia.

Pin It

afju fja fndc