fbpx

Fenajufe continua atuação na Câmara pela votação dos PLs 2648 (PJU) e 6697 (MPU)

Os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Costa Neto, Gerardo Alves Lima Filho e Mara Weber permanecem na Câmara dos Deputados dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde a segunda-feira (2/5), com o objetivo de construir o espaço favorável à votação, pelo plenário, dos PLs 2648/2015 e 6697/2009, que tratam respectivamente da reposição salarial dos servidores do Judiciário Federal e MPU. A urgência dos dois projetos já foi aprovada. Do 2648 na quinta-feira (28/4) e na terça-feira (2/5), a do 6697/2009.

Mas o cenário encontrado pelos coordenadores na Câmara dos Deputados é terreno escorregadio. Em conversa com o deputado Domingos Sávio (PSDB/MG), os dirigentes foram informados que uma parte dos parlamentares defende a votação do reajuste dos servidores, apenas quando o vice-presidente, Michel Temer (PMDB/SP), tomar posse nos próximos dias. Deputados irão propor que Temer reduza ministérios e isso justificaria o "aumento da despesa" com a aprovação da reposição salarial dos servidores.

Os dirigentes da Fenajufe reagiram imediatamente e deixaram claro ao deputado não se tratar de "aumento de despesa", pois os valores a serem aplicados nos PLs já constam na Lei Orçamentária Anual.

Durante todo o dia e noite desta quarta-feira os trabalhos foram intensos, com a realização de inúmeros contatos com os deputados Max Filho (PSDB/ES), Osmar Serraglio (PMDB/PR), André Moura (PSC/SE), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Augusto Carvalho (SD/DF), Rogério Rosso (PSD/DF), Gilberto Nascimento (PSC/SP), João Campos (PSDB/GO), Mauro Lopes (PMDB/MG), Glauber Braga (PSOL/RJ), Ronaldo Fonseca (PROS/DF), Rodrigo Martins (PSB/PI) e Átila Lira (PSB/PI), entre outros, além dos assessores das lideranças do PR, PPS e PSD na Câmara, onde se identificou que havia negociação em andamento com o futuro governo para que se colocasse o PL 2648 em votação ainda no dia de hoje.

Na terça-feira, PT, PC do B, Psol e Rede suspenderam a obstrução que vinham fazendo no plenário, para votar os projetos do servidores do Judiciário e MPU, bem como o do STF, MPF e PGR. Informações colhidas pelos coordenadores da Federação indicam ainda que a oposição, principalmente PSDB e DEM, têm divergências internas a favor e contra a votação dos projetos, antes mesmo da posse de Temer.

A Fenajufe disponibilizou mensagem aos parlamentares no site da Federação para que seja enviada a cada deputado, como forma de pressionar pela votação dos projetos de interesse da categoria.

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados 

Pin It

afju fja fndc