fbpx

Coordenador discute segurança com representantes do Fórum de Santa Maria

O coordenador da Fenajufe, Edmilton Gomes, acompanhado pelo Agente de Segurança Roniel Andrade,  visitou na tarde desta segunda-feira (9/5), a juíza Diretora do Fórum de Santa Maria, Marília Vasconcelos Ribeiro e Célio Oliveira, Supervisor do Núcleo de Segurança e Transporte da unidade. O objetivo foi levar à diretora, a preocupação da Federação, através de seu Coletivo dos Agentes de Segurança, com as condições de trabalho dos Agentes.

Segundo o coordenador, a ausência de uma cultura de segurança institucional no Poder Judiciário impede a implementação de protocolos de segurança e o consequente investimento em equipamentos que proporcionem maior qualidade do serviço, bem como dê aos servidores do quadro,melhores condições de trabalho. É nesse cenário que a discussão do porte de arma para os Agentes de Segurança torna-se necessária, na avaliação de Edmilton Gomes.

Na última semana de abril uma ação resultou na morte de um corréu que seria julgado pelo Tribunal do Júri de Santa Maria. Segundo informações, Rafael Otaviano, acusado de tentativa de homicídio, foi assassinado pouco antes de ir a júri popular. Ele havia acabado de estacionar no prédio e falava ao telefone com o advogado, quando um carro parou ao lado dele e os ocupantes deram início a mais de 50 disparos. Rafael morreu no local. Com diversas passagens pela polícia, a suspeita é que a morte foi queima de arquivo.

Em mensagem, o TJDFT esclareceu que além dos Agentes de Segurança que se encontravam desde as 7 horas na entrada principal da unidade, uma viatura da Polícia Militar e outros três policiais garantiam a segurança do Fórum de Santa Maria.

Segundo informação da Diretora do Fórum, o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Mário Machado Vieira Netto, determinou investimentos no setor, apesar da contingência de recursos pela qual passa o Judiciário Federal. Marília Vasconcelos também elogiou o trabalho desempenhado pelos Agentes de Segurança naquela unidade.

Para o coordenador Edmilton Gomes, é preciso haver mudanças na forma de encarar a segurança no Judiciário Federal. “Implantar uma cultura de segurança em todo o Poder Judiciário, inclusive nos estados, é uma questão urgente e necessária. É impossível garantir a integridade física dos magistrados e demais servidores, sem existir essa cultura, investimentos e a implantação rápida do porte de arma. É bom saber que mesmo diante da falta de recursos que castiga o Judiciário, o presidente do TJDFT determinou investimentos. É uma boa notícia em meio a tantas preocupações”, avalia.

Foto: Arquivo pessoal

Pin It

afju fja fndc