fbpx

Fenajufe continua pressão sobre lideranças na Câmara dos Deputados


Waldir Maranhão chegou a assumir mesa do Plenário, mas sessão foi encerrada sob gritos de "fora, fora", dos parlamentares

O presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP/MA), cancelou reunião do Colégio de Líderes que aconteceria nesta terça-feira (17/5), convocando outra para a quarta-feira (18/5), às 10 horas. Segundo os coordenadores que continuam o trabalho de pressão sobre as lideranças partidárias na Casa, a previsão inicial é que não sejam realizadas sessões nesta terça-feira, por conta dos questionamentos acerca da legitimidade de Waldir Maranhão continuar à frente da presidência e pelos debates sobre a escolha do líder da bancada do governo interino.

Diante do quadro configurado na Câmara, os coordenadores intensificaram os contatos com os líderes dos partidos e bancadas, em busca do apoio à votação e aprovação do mérito dos PLs 2648-B/15 e 6697-B/09, tão logo o plenário da Casa retome os trabalhos.

O trabalho junto às lideranças é desenvolvido neste momento pelos coordenadores Adilson Rodrigues, Cristiano Moreira, Costa Neto, Gerardo Lima, Mara Weber e Vicente Sousa, acompanhados por Eliete Maia (Sinje/CE); Ranulfo Filho (Sintrajufe/CE); Antônio Bianor Neto e Marcus Rógenes Gomes (Sindissétima/CE).

No início da noite, Waldir Maranhão,  presidente em exercício da Câmara dos Deputados, compareceu em plenário e chegou a abrir a sessão,  que foi rapidamente encerrada em virtude de inicio de tumulto em face do questionamento em torno de seu nome à frente da Casa. A sessão foi encerrada rapidamente, sob gritos de "fora, fora" pelos deputados.

Acompanhamento e trabalho de pressão sobre líderes e bancadas vai continuar nesta quarta-feira, pois é inaceitável que categoria e sociedade continuem pagando o preço de crise que se eterniza e posterga apreciação de projetos que se avolumam na pauta.

Dia Nacional de Lutas

Nesta quarta-feira (18/5) acontece em todo o país o Dia Nacional da Idignação dos Servidores do PJU e MPU - Dia Nacional de Lutas pela aprovação dos PLs 2648-B/15 e 6697-B/09; contra o PLP 257/16 e pelos 13,23% a todos os servidores públicos federais. A Fenajufe orienta que os sindicatos deverão discutir com toda a categoria a construção de um calendário de mobilização para o próximo período, com especial enfoque no calendário eleitoral, pois cabe à categoria a organização e execução de todas as tarefas de preparação das eleições municipais que se aproximam.

Os sindicatos também deverão discutir e indicar representantes para ajudar na articulação junto às bancadas de deputados e senadores, nos estados e em Brasília, cobrando o apoio e empenho para assegurar a imediata apreciação e aprovação dos PLs 2648/2015 e 6697/2009. Também deverão informar à Fenajufe, através do e-mail  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  o calendário de atividades que serão encaminhadas pela categoria no estado, bem como informar o nome dos representantes que serão enviados a Brasília.

Os servidores deverão ainda enviar cartas aos parlamentares para pressionar pela votação e aprovação dos PLs 2648-B/15 e 6697-B/09. A Federação disponibilizou sistema de disparo direto no site, que pode ser acessado aqui. Também um tuitaço deverá acontecer durante a reunião de líderes, às 10 horas, com reedição às 18 horas. Twiter e Facebook devem utilizados para pressionar as lideranças

A Fenajufe avalia que a retomada da pressão e mobilização organizada é o caminho que se impõe diante do cenário de incertezas que está colocado com o impasse no funcionamento do Congresso e a posse do governo Temer,  para cobrar o respeito e valorização que são devidos à categoria e preparar a defesa contra os ataques já sinalizados pelo novo governo, com intensificação do ajuste fiscal e ataques ao direito de aposentadoria.

Pin It

afju fja fndc