fbpx

Reajuste dos servidores passa na CCJ e segue para a CAE, mas Fenajufe quer aprovação pelo plenário já na próxima semana

Dirigentes se reúnem com  líder do governo no Senado. Continua coleta de assinaturas para requerimento de urgência

Os projetos de reajustam o salários dos servidores do MPU (PLC 26/2016) e do Judiciário Federal (PLC 29/2016) como parte da reposição de salários defasados pelo longo período sem reajuste, foram aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania do Senado (CCJ). A sessão aconteceu na manhã desta quarta-feira (15/6) e venceu dificuldades aventadas pelo relator e presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB/PB), ainda na tarde da terça-feira (14/6), durante encontro com coordenadores da Fenajufe e dirigentes sindicais. O relator do PLC 26/16 na CCJ foi o senador Valdir Raupp (PMDB/RO).

Agora os projetos seguem para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), presidida pela senadora Gleisi Hoffman (PT/PR), onde ainda aguardam relatores. Enquanto isso, no plenário, continua a corrida pela coleta de assinaturas para a apresentação do requerimento de urgência que, aprovado, levará os projetos diretamente à apreciação do plenário.

Mas o evento mais sintomático do dia aconteceu mesmo na tarde desta quarta-feira. Em reunião com a presença da Fenajufe, Sinasempu, Amatra e outras categorias, Eunício Oliveira (PMDB/CE), líder do PMDB no Senado, comprometeu-se  a orientar a bancada governista na CAE a aprovar a urgência. O senador não quis, no entanto, assinar o requerimento de urgência que levaria os projetos ao plenário agora, para, segundo ele, não atropelar a Comissão.

Questionado quanto a alguma eventualidade que impeça sessão da CAE de acontecer na próxima semana (21/6), Oliveira novamente assumiu compromisso com a categoria. Dessa vez, o de votar o Requerimento de Urgência direto no plenário. Segundo ele, em reunião acontecida na madrugada com ele e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), o presidente interino, Michel Temer, se comprometeu, a aprovar o reajuste dos servidores.

Também questionada, Gleisi Hoffman,  presidente da CAE, comprometeu-se em conversar ainda nesta quarta-feira com o presidente da Comissão Especial do Impeachment, Raimundo Lira (PMDB/PB). O objetivo, segundo Hoffman, é garantir  a sessão da CAE na parte da manhã (10 horas), deixando para a tarde, reunião da Comissão do Impeachment. Lira é vice-presidente da CAE.

Já no início da noite os dirigentes conseguiram conversar com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Mais solícito que no dia anterior, o senador, quando informado sobre a reunião com Eunício Oliveira e da necessidade de se votar os projetos na próxima semana, informou que tão logo o requerimento de urgência seja apresentado, ele o colocará em votação.

Com o prazo cada dia menor, a Fenajufe orienta que as mobilizações sejam intensificadas e que os sindicatos trabalhem no fim de sema na abordagem dos senadores em suas bases eleitorais. Também será preciso a participação efetiva da categoria em Brasília na próxima semana, nos dias de sessão do Senado, pressionando e participando dos trabalhos no Congresso. Amanhã, quinta-feira (16/6), o trabalho de coleta de assinaturas para a urgência dos projetos, continua no Senado.

Os trabalhos no Senado nesta quarta-feira estiveram a cargo dos coordenadores Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Costa Neto, Cristiano Moreira, Edmilton Gomes, Elcimara Souza, Erlon Sampaio, Gerardo Lima, José Aristéia e Júlio Brito, acompanhados por delegações do Sindjus (DF), Sindissétima (CE), Sinje (CE), Sintrajufe (CE), Sinjufego (GO), Sindjufe (MS), Sintrajufe (PE), Sindijufe-RO/AC, Sisejufe (RJ) e Sintrajud (SP).


Fotos: Joana Darc Melo/Fenajufe

            Divulgação Internet 

Pin It

afju fja fndc