fbpx

No Senado a ordem é esclarecer e pressionar pela aprovação dos projetos do MPU e PJU

A semana começa com um dos maiores desafios que a categoria irá enfrentar nesta primeira metade do ano de 2016: aprovar os projetos que repõem parte das perdas salariais dos servidores do PJU e MPU na CAE e, na sequência, alcançar o mesmo feito no plenário do Senado. E a tarefa não terá meios tons.

Trabalhando desde as primeiras horas desta segunda-feira (20/6), os coordenadores Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Alisson Ribeiro, Costa Neto, Gerardo Lima e Rodrigo Carvalho, acompanhados por delegações dos estados que já se encontram em Brasília, buscam junto aos gabinetes dos parlamentares no Senado, confirmar a presença e o voto favorável aos projetos, tanto na Comissão de Assuntos Econômicos quanto no plenário, o que pode definir a batalha pela reposição, já esta semana. A CAE tem sessão agendada para as 10 horas, mas existe o compromisso da presidência da Comissão de antecipar esse horário para 9 horas. Já o plenário tem sessão convocada para as 14 horas, cuja pauta será definida na reunião de líderes, que acontece ainda pela manhã.

Para garantir pressão máxima sobre o Senado, sindicatos da base e Federação organizam a abordagem aos senadores, destacando que as delegações devem priorizar o contato já com os parlamentares de seus estados, até mesmo como meio de conseguir acesso ao Senado, que pode estar dificultado a exemplo das semanas anteriores. . Importante também destacar que, aqueles sindicatos que estiverem mandando delegações a Brasília, informem o nome, telefone e CPF dos componentes à Fenajufe, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Vale lembrar ainda que para esta semana, a presença dos servidores nas galerias durante a sessão do Senado é de grande importância, da mesma forma que na internet, onde a pressão é constante e nova mobilização maciça vai acontecer na terça-feira (21/6) através das redes sociais.

Os dirigentes trabalham ainda na coleta de assinaturas no requerimento de urgência que levará os projetos diretamente para o plenário, mas o número de senadores na Casa, nesta segunda-feira, dificulta o trabalho. Eles também atuam para acelerar a finalização dos pareceres dos relatores e esclarecer que o reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União é tratado em projeto próprio (PLC 29/2016) e nada tem a ver com o aumento de salário dos ministros do STF, objeto do PLC 27/2016. Ainda na noite da segunda-feira (20/6), o senador Valdir Raupp (PMDB/RO), apresentou parecer favorável ao PLC 26/16. O documento pode ser lido aqui. Já o parecer do senador Jorge Viana (PT/AC) para o PLC 29/16, deve ser apresentado na manhã da terça-feira (21/6).

 

Atualizado aos 54 minutos da terça-feira, 21 de junho, para inclusão do parecer ao PLC 26/16.

Pin It

afju fja fndc