fbpx

Fenajufe continua trabalho pela urgência dos projetos e pressiona STF e PGR por demonstrativos de impacto

Dirigentes sindicais e coordenadores da Fenajufe deram continuidade nesta quarta-feira (22/6), ao trabalho de coleta de assinaturas dos senadores, no requerimento de urgência para os projetos de reajuste dos servidores do PJU e MPU. Na avaliação dos dirigentes, o trabalho já surte efeitos. Hoje, quem assinou a urgência foram os senadores Vanessa Grazziotin (AM), líder do PC do B; Wellington Fagundes (MT), líder do PR e Omar Aziz (AM), líder do PSD . Os coordenadores tentam ainda as assinaturas dos líderes do PSB e PMDB, cobrando compromisso fechado com a categoria, declarado pelos próprios parlamentares. O trabalho foi intensificado, principalmente após o resultado da sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que reteve os projetos por falta dos demonstrativos de impacto da despesa.

Em outra frente, atuando logo após a sessão da CAE que reteve os projetos dos servidores, coordenadores da Fenajufe protocolaram junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) e Supremo Tribunal Federal (STF), ofícios expedidos pela presidência da CAE, solicitando a remessa da documentação apontada pelo relator Jorge Viana (PT/AC), referente ao PLC 29/2016. O mesmo vale para o projeto do MPU. A pronta ação da Fenajufe e dos sindicatos mobilizados em Brasília resultou em comunicado da PGR, informando que os demonstrativos referentes ao PLC 26/2016 estão prontos para remessa à comissão do Senado.

Segundo informações obtidas junto ao STF, os dados requeridos pela CAE estão sendo repassados pelos Conselhos Superiores e TSE, devendo estar completos na quinta-feira (23/6). Em conversa com Secretaria da Presidência da República, a Fenajufe trabalha para,  caso aprovado no dia 28, o PLC siga para sanção no mesmo dia, para que ela aconteça ainda dentro do mês de junho, garantindo o percentual parcelado.

Mesmo com o resultado inesperado que provocou indignação da categoria, a Fenajufe continuou o trabalho de articular apoios e construir a aprovação, tanto na CAE quanto no plenário, do reajuste dos servidores. Em contato com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), coordenadores ouviram do senador, mais uma vez, declaração de apoio à votação dos PLCs, tão logo cheguem ao plenário.

Mas a categoria há muito insatisfeita com o excesso de promessas e a falta de ação no parlamento, não está disposta a aceitar o discurso de apoio tão facilmente, como acreditam muitos parlamentares.

Atuam no Senado os coordenadores Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Alisson Ribeiro, Costa Neto, Cristiano Moreira, Elcimara Souza, Erlon Sampaio, Gerardo Lima, Gláucio Luiz da Silva, José Aristeia, Julio Brito, Mara Weber, Marcelo Melo, Marcos Santos, Rodrigo Carvalho e Ronaldo das Virgens, acompanhados por delegações do Sindjus/DF, Sintrajud/SP, Sisejufe/RJ, Sintrajufe/RS, Sinjufeba/BA, Sinjufego/GO, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sintrajurn/RN, Sintrajusc/SC, Sitraam/AM, Sindissetima/CE, Sinje/CE, Sindjuf/PA-AP, Sinjutra/PR, Sinjuspar/PR, Sinpojufes/ES, Sindjufe/RO-AC, Sintrajufe/CE e Sindiquinze/SP. 

 

Pin It

afju fja fndc