fbpx

Coordenador da Fenajufe participa de reunião convocada pelo relator do PLP 257 em SC

O coordenador da Fenajufe e diretor do Sintrajufe/RS, Cristiano Moreira, participou no sábado (9/7) de uma reunião convocada pelo relator do PLP 257/16 na Câmara dos Deputados, Espiridião Amim (PP/SC). O encontro aconteceu na sede do Partido Progressista, na capital catarinense e contou com a participação de cerca de 20 entidades sindicais. O objetivo, segundo o relator, foi apresentar o texto substitutivo do projeto e submetê-lo ao debate com os participantes.

A proposta de Amim trouxe modificações no projeto  original apresentado ainda pelo governo Dilma Rousseff, mas manteve sobre as costas dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, o ônus das medidas adotadas para combater a crise econômica.  O projeto prevê, como contrapartida à renegociação das dívidas dos estados, medidas como a vedação da concessão de reajustes ao funcionalismo por 24 meses. Além disso, inclui na rubrica de "despesas de pessoal" os gastos com terceirizações, o que infla ainda mais os números, esvazia a possibilidade de reajustes e gera ampliação do congelamento de despesas.

Em sua participação, o diretor da Fenajufe argumentou que a proposta do governo para a dívida dos estados nada mais é que um paliativo e que, no futuro, a conta será cobrada. Cristiano Moreira defendeu como solução para o problema, a realização da auditoria da dívida pública que, segundo estudos já publicados, mostrará que muitas unidades da federação já quitaram seus débitos junto ao governo central.

O relator deixou aberta a possibilidade para que as entidades presentes enviem sugestões para o projeto. Ele lembrou ainda que o PLP 257/16 deverá ter a urgência novamente levada ao plenário nesta semana, bem como ser aprovado.(Com informações do Sintrajufe/RS).

A matéria originariamente publicada no site do Sintrajufe/RS pode ser acessada aqui

Pin It

afju fja fndc