fbpx

Fenajufe discute reajuste e outros temas com servidores em transmissão ao vivo pela Internet

Os servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União puderam tirar dúvidas referentes à reposição de parte das perdas salariais, objeto de duas leis sancionadas na quarta-feira (20/7) pelo presidente interino da República, Michel Temer. A transmissão aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/7). Pelo aplicativo Periscope, os coordenadores Adriana Faria e Gerardo Lima, acompanhados pelo advogado Danilo Prudente, da Assessoria Jurídica Nacional e por Alexandre Marques, Assessor Institucional junto a Tribunais Superiores, falaram sobre o reajuste e também sobre outros temas.

Por mais de duas horas foram discutidas questões que abordam aspectos específicos das Leis 13.316/16, que trata do reajuste dos servidores do MPU e da 13.317/16, que regula o concedido ao PJU. Ainda com muitas incertezas sobre situações decorrentes da sanção sem vetos, os servidores questionaram principalmente a assessoria jurídica da federação.

E não foi só. Mesmo sendo a pauta inicial da transmissão o reajuste, as perguntas foram chegando através da interatividade permitida pelo aplicativo e os temas se multiplicando. O que começou com abordagens sobre a sanção das leis enveredou pela Resolução Conjunta que regulou o pagamento proporcional da parcela de julho do reajuste, passou pela data-base permeando outras bandeiras de luta da Fenajufe e desembocou na licença paternidade e nas questões mais específicas sobre tribunais e órgãos do Judiciário Federal. Em resumo, um sucesso.

Sucesso também na avaliação dos coordenadores, que veem neste tipo de iniciativa, um novo momento para as relações entre os servidores e a Federação. Para Gerardo Lima, a utilização do Periscope na comunicação entre a Fenajufe, os diretores dos sindicatos e os servidores da base inaugura uma nova era na transmissão das informações de interesse da categoria. “Promovendo a interação imediata entre a entidade sindical e os servidores de todo o país, a Fenajufe assume a vanguarda na linha de um novo sindicalismo, pautado na transparência, na participação efetiva dos servidores na gestão sindical e na utilização dos mecanismos tecnológicos de ponta”, aponta. O coordenador destaca ainda que a intenção é oferecer para os servidores entrevistas interativas com políticos, autoridades do Judiciário, pesquisadores de temas relacionados aos servidores e juristas. E completa: “ Vamos nos dedicar com afinco ao processo de modernização da Fenajufe, a fim de melhorar a qualidade dos serviços e alcançar, consequentemente, a valorização da categoria".

Para a coordenadora Adriana Faria, a experiência da primeira transmissão oficial da Fenajufe irá determinar o formato de outras que poderão acontecer. "Esses primeiros testes, ainda que improvisados, servem para avaliarmos o interesse dos servidores nesse tipo de canal e também para averiguar as necessidades técnicas, além da viabilidade de se implantar esse tipo de  ferramenta oficialmente como meio de comunicação da Federação."

A transmissão realizada nesta quinta-feira foi o piloto de uma proposta de veiculação semanal abordando temas de interesse da categoria, com participação pelas mídias sociais. O programa deverá se chamar Pauta Fenajufe. Dúvidas a serem respondidas pelos coordenadores durante a transmissão podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..



Quem preferir acessar o conteúdo diretamente no arquivo do Periscope da Fenajufe, pode clicar nos três links abaixo. A transmissão foi dividida em três partes.

Parte 1 - http://bit.ly/2azcRUM

Parte 2 - http://bit.ly/2akEMLO

Parte 3 - http://bit.ly/2acFo3s

O vídeo da transmissão também pode ser assistido logo abaixo, melhor visualizado no navegador Firefox:

" type="application/x-mplayer2">" />

Salvar

Pin It

afju fja fndc