fbpx

Fenajufe reúne-se com presidente do Senado e nova sessão do Congresso para votar PLN 3 é convocada para 23 de agosto

Chefes de cartórios eleitorais intensificam mobilização

A sessão do Congresso Nacional convocada para esta quarta-feira (10/8) e que votaria vetos  presidenciais, a LDO para 2017 e o PLN 3/2016, entre outras propostas, foi encerrada por falta de quórum. Continuando os trabalhos iniciados na segunda-feira, os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues, Adriana Faria, Costa Neto, Erlon Sampaio e Gerardo Lima, tentaram até o último momento pressionar congressistas pela presença na sessão extraordinária convocada.  

 Mas, com a realização da sessão de pronúncia do impeachment de Dilma Rousseff concluída ainda na madrugada e a campanha eleitoral nos município, grande parte dos congressistas já deixou Brasília. Faltaram apenas quatro senadores para que a sessão acontecesse.

Enquanto dirigentes e chefes de cartórios estavam reunidos no Salão Verde da Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara, articulou participação do grupo em reunião com Renan Calheiros (PMDB/AL), presidente do Senado e do Congresso Nacional. Do encontro participaram ainda as senadoras Kátia Abreu (PMDB/MT),  Rose de Freitas (PMDB/ES) – líder do governo no Congresso – os senadores Fernando Bezerra (PSB/PE), Lasier Martins (PDT/RS) e o deputado federal Paulo Fernando dos Santos (PT/AL), mais conhecido como Paulão, além do próprio Bueno.

Na reunião foi discutida a reivindicação da Fenajufe e dos chefes de cartório de aprovação do PLN 3/16. Calheiros assumiu compromisso de definir uma data e assim o fez: 23 de agosto, às 11 horas. A avaliação dos coordenadores é que o encontro com os dirigentes fez o presidente do Senado perceber a complexidade da luta e a disposição dos chefes de cartório da Justiça Eleitoral de intensificar a mobilização, o que pode dificultar o processo eleitoral em curso no país.

Agora, os dirigentes trabalham com a nova data da sessão do Congresso, orientando e sugerindo  aos  Chefes de Cartório  da Justiça Eleitoral que não tomem decisões ou atuem individualmente e sim, em unidade e com participação tanto dos Sindicatos quanto da Fenajufe. Só assim poderá ser construída, se necessário, mobilização nacional do segmento. Fica reforçada orientação do calendário nacional aprovado:

- 12/08 - Dia Nacional de Indignação soa chefes de cartórios eleitorais em todo o país (com afixação de cartazes, faixas, entrega de carta aberta, realização de ato na porta dos cartórios, etc);

- 15/08 - Dia Nacional de Mobilização dos chefes cartórios em todo o país (com realização de atos, assembleias,  paralisação de atividades). Vale lembrar que a realização de paralisações deve ser aprovada em assembleia, para que se cumpra o determinado pela Lei Geral de Greve.

Após a reunião com Calheiros e a definição de nova data para a sessão do Congresso Nacional, dirigentes e chefes de cartório seguiram para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reunião com Gilmar Mendes foi confirmada para as 20h30 desta quarta-feira.

Fotos:
Capa - Jonas Pereira/Agência Senado
Internas - Acervo particular

Pin It

afju fja fndc