fbpx

Fenajufe discute projeto piloto em saúde do trabalhador no TJDFT

Proposta passa por intervenções em grupo para trabalhar assédio moral, depressão e prevenção ao suicídio, entre outros temas

A Fenajufe – Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União -  participou na quinta-feira (1/9), de reunião no TJDFT com a equipe da Secretaria de Saúde do órgão. No encontro foi discutido o tema “saúde mental do servidor” e encaminhada proposta, em parceria com o Sindjus-DF, a Assejus e a Aojus/DF, de projeto piloto para a realização de intervenções em grupo com profissionais da área de saúde mental, que tenham como enfoque trabalhar questões como o assédio moral, a ansiedade, a depressão, o superendividamento e a prevenção ao suicídio.

O objetivo é conceber um projeto que possa ser replicado nacionalmente, com o apoio institucional, na política de prevenção e tratamento da saúde dos servidores.

A proposta será enviada coletivamente à administração do TJDFT solicitando que a instituição encampe o projeto com apoio das entidades representativas.

A Fenajufe encaminhou também ofícios ao CNJ, ao CSTJ e TST nos quais requer diligências no TRT/SP para providências com medidas de proteção aos usuários do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa em São Paulo, bem como de segurança e saúde dos servidores diante dos diversos casos de suicídio registrados no local.

Prepara, ainda, divulgação de moção de repúdio em face das declarações insensíveis de autoridades que naturalizam o sofrimento dos trabalhadores e desvalorizam a vida humana.

A Fenajufe foi representada pelos coordenadores Adriana Faria, Elcimara Souza e Gerardo Lima, acompanhados pelas servidoras do TJDFT Daniela Prieto, Leida Nepomuceno, Marcella Bitencourt e Angelita Marquês.

 

Atualizada às 17h25 do dia 5/9/2016, para correção da data de realização da reunião, acontecida em 1/9/2016.

Pin It

afju fja fndc