fbpx

Nota Pública em repúdio às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Nota Pública


A Fenajufe – Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União – vem a público repudiar as declarações do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em pronunciamento na tarde da quinta-feira, 15 de setembro. Ao se defender das acusações dos Procuradores Federais que compõem a Força tarefa da Operação Lava Jato, Lula atacou os servidores públicos que trabalham para oferecer serviços públicos de qualidade para a população em geral.

Tal postura é reprovável e inadmissível, ainda mais em momento em que os servidores de todo o país se unem na luta contra ataques do governo, como a PEC 241/16; o PLP 257, a terceirização no serviço público, inserida sorrateiramente no PLS 559/13 e por todas as propostas e projetos que retiram direitos também dos trabalhadores da iniciativa privada, diretamente ou criando condições para sua subjugação.

Ao atacar a estabilidade dos servidores públicos, o ex-presidente atingiu também a principal garantia que o atendimento ao cidadão acontecerá, independente da pressão política ou da vontade de terceiros nas viradas de gestão governamental. A estabilidade do servidor público é garantia de valorização do conhecimento técnico e profissionalização na prestação do serviço, uma vez que protege o servidor das arbitrariedades de gestores.

Os ataques ao serviço público não são novidade e têm o objetivo de criar uma imagem de que os servidores públicos são ineficientes e cheios de privilégios, o que contribui para justificar ataques, retiradas de direitos e privatizações.

A Fenajufe reafirma a luta por serviços públicos de qualidade para a população o que perpassa, necessariamente pela valorização dos servidores, o contrário do que fez Lula em seu discurso. É preciso investir em qualidade de atendimento e proporcionar condições de trabalho dignas.

Diante do espetáculo burlesco representado pelo pronunciamento do ex-presidente Lula, a Fenajufe repudia as declarações e exige respeito aos servidores públicos, bem como reafirma a importância da luta por serviços públicos, gratuitos, de qualidade e com profissionais concursados.


Brasília-DF, 16 de setembro de 2016.

Pin It

afju fja fndc