fbpx

NOTA DE REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

A Fenajufe – Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União – vem a público repudiar a prisão do Coordenador Geral do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, nesta terça-feira (17), durante violenta reintegração de posse na ocupação ''Colonial'', em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo.

A Fenajufe entende que a prisão do dirigente durante mediação para evitar conflitos e possíveis prisões na desocupação de aproximadamente 700 famílias, traduz-se em claro recado aos movimentos sociais e sindicais que organizam resistência às reformas propostas pelo governo federal com apoio do Congresso Nacional e do STF, propostas estas que atacam direitos do cidadão, desmontam o estado Brasileiro e precarizam os serviços públicos.

Essa criminalização pela qual passa o MTST é a mesma que nós, Servidores Públicos Federais, passamos quando da luta pela preservação de nossos direitos, como aconteceu em Brasília, no violento 29 de novembro de 2016. Não há que se fazer diferenciações entre a violência que nos vitimou e esta, praticada contra o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

Com a prisão de um dirigente de movimento social em meio a um processo de intermediação, indica-se o recrudescimento de postura cada vez menos propensa ao diálogo, onde só a necessidade do governo prevalecerá.

A Fenajufe solidariza-se com o dirigente e conclama à união dos trabalhadores contra o cenário de degradação de direitos sociais básicos e desmonte do estado.

 

Brasília-DF, 17 de janeiro de 2017.

Pin It

afju fja fndc