fbpx

Fenajufe e entidades que compõem a Frente Cearense de Defesa da Seguridade Social cobram posição de deputados da bancada do Ceará

O coordenador da Fenajufe Costa Neto desenvolveu trabalho na Câmara dos Deputados, em conjunto com entidades da Frente Cearense de Defesa da Seguridade Social na Câmara dos Deputados. As visitas aconteceram na quarta-feira (1). Além do dirigente da Fenajufe, participaram Maria Eliete Maia (Sinje/CE), Ranulfo Filho (Sintrajufe/CE), Marcus Rógenes (Sindissétima/CE), Alan Bandeira (OIAB Jovem Seccional Ceará) e Thiago Albuquerque (NUSSEG - Núcleo de Pesquisas em Seguridade Social). 

O principal objetivo das visitas aos gabinetes, foi  cobrar dos parlamentares posição contrária à reforma da Previdência estabelecida pela PEC 287/16. O resultado é o seguinte:

Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB) – Sem posicionamento, aguarda formação da Comissão Especial e definição do relator da proposta. Sugeriu novo encontro na próxima semana para traçar estratégias

Deputada Luisiane Lins (PT) – A assessoria informou que a deputada é contrária à Reforma da Previdência.

Deputado André Figueiredo (PDT) –  É contra à Reforma da Previdência. Afirmou que o PDT fechou questão no sentido de rejeitar a PEC 287/2016.

Deputado Leônidas Cristino (PROS) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

5. Deputado Moses Rodrigues  (PMDB) – A assessoria do parlamentar informou que Moses aprova a reforma como proposto pelo governo.

6. Deputado Aníbal Gomes (PMDB) – O deputado relatou que esteve com o Michel Temer e o alertou que a medida é muito "antipática" e o projeto terá que sofrer muitas emendas até a sua aprovação. Alertou, ainda, quanto a proximidade das eleições de 2018, uma vez que deputados e senadores têm compromisso com seus próprios mandatos (reeleição). Informou que a FGV está dando assessoria aos articuladores da Reforma da Previdência. 

O coordenador da Fenajufe, Costa Neto, informou ao deputado sobre a audiência com o presidente do TCU, Raimundo Carreiro e da inexistência de déficit na previdência afirmada por ele, bem como sobre a auditoria que será realizada. Costa ressaltou ainda, que o fato dos militares serem inseridos na reforma, traz mais força para a inclusão de emendas. O dirigente alertou ainda para o fato de ser o PSDB, o partido que mais “força a barra”  para que a reforma da Previdência seja implementada.

O deputado requereu sugestões das entidades sindicais e que está aberto para receber sugestões e demais esclarecimentos técnicos que reflitam o anseio popular.

Deputado Vitor Valim (PMDB) – Valim afirmou ser contra a reforma da Previdência da forma em que ela está sendo proposta pelo Governo. 
 
Deputado Odorico (PT) – Odorico afirmou ser contra a Reforma da Previdência. 

Deputado Danilo Forte (PMDB) – O parlamentar relatou que ainda não tem entendimento sobre a matéria.

Deputado Cabo Sabino (PR) –  Cabo Sabino  disse ser contra a Reforma da Previdência. 

 

Deputado Ronaldo Martins (PRB) – Ronaldo Martins também se colocou contra a reforma  como proposta pelo governo. 

Deputado Domingos Neto (PROS) – Domingos Neto Ronaldo Martins posiciona-se contra a reforma  como proposta pelo governo.  

Deputado Ariosto Holanda (PDT) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

Deputado Vicente Arruda (PDT) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

Deputado Chico Lopes (PCdoB) – Chico Lopes é contra a reforma da Previdência. 

Deputado José Airton (PT) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

Deputado Adail Carneiro (PHS) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

Deputada Gorete Pereira (PR) – Indicou marcar reunião em Fortaleza, através de sua assessoria. 

Deputado Genecias Holanda (SD) – O deputado é autor, juntamente com outros parlamentares, de uma Proposta de Emenda ao Projeto de Reforma da Previdência, que propõe mudança em vários pontos  (possibilidade de acumulação pensão e aposentadoria; limites de idade; regras de transição; etc), fazendo inclusive entrega de cópia das Emendas aos representantes dos Sindicatos presentes.  Por fim, o Deputado requereu sugestões das entidades sindicais e que está aberto para receber sugestões e outros esclarecimentos técnicos que reflitam o anseio popular.

Deputado Macedo (PSL) – Estava em reunião no Conselho de Serviço Social. 

Deputado Vaidon Oliveira (DEM) – Oliveira relatou que precisa se aprofundar sobre a matéria. Acredita que a reforma precisa acontecer, mas não da forma que está sendo propagada pelo governo. Afirmou que mesmo fazendo parte da base do Governo, não irá votar em algo contrário aos interesses do povo. Ele avalia que a proximidade das eleições, no próximo ano, favoreça as mudanças na proposta original, pois deputados e senadores têm compromisso com a própria  reeleição.   Destacou a importância do trabalho que está sendo feito pelas entidades Sindicais, orientando que sejam levados dados mais aprofundados  sobre e que devemos trazer dados mais aprofundados e objetivos acerca da realidade da Previdência, para basear o posicionamento dos parlamentares.  
O coordenador da Fenajufe, Costa Neto, informou ao deputado sobre a audiência com o presidente do TCU, Raimundo Carreiro e da inexistência de déficit na previdência afirmada por ele, bem como sobre a auditoria que será realizada.

Vaidon Oliveira ressaltou a importância das entidades levarem as informações à população e contou ter recebido no Aeroporto Internacional de Brasília, um panfleto sobre a Reforma da Previdência. O deputado disse que vai ler o panfleto.

Deputado José Guimarães (PT) – não se encontrava na Câmara. Estava no Ceará.

Já na quinta-feira (2), o coordenador Costa Neto esteve com o deputado do PT de São Paulo, Vicentinho, que declarou ser totalmente contrário à reforma da Previdência e se colocou à disposição para colaborar no que puder.

A Fenajufe orienta que outros sindicatos venham a Brasília para as atividades de combate à PEC da Reforma da Previdência e produzam relatos como este da Frente Cearense, para a confecção de um quadro nacional sobre a posição dos parlamentares.

 

Pin It

afju fja fndc