fbpx

Fenajufe convoca categoria para o 8 de Março

Dia Internacional da Mulher também será o Dia da Greve Internacional das Mulheres e dia de protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência

Mais que o Dia Internacional da Mulher, a quarta-feira 8 de Março marcará o início de uma nova era na mobilização feminina em defesa da valorização e contra toda forma de violência praticada contra mulheres, inclusive aquelas materializadas através de posicionamentos políticos e políticas de governo.

Em todo o mundo, as mulheres se levantam contra o feminicídio e na construção de uma sociedade que respeite a igualdade de gênero. O “dia sem mulheres” é o chamado da Greve Internacional das Mulheres, ou simplesmente #8M, como ficou conhecida mundialmente pelas redes sociais na internet. Dele participam grupos feministas da Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, República Checa, Equador, Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha, Guatemala, Honduras, Islândia, Irlanda do Norte, Irlanda, Israel, Itália, México, Nicarágua, Peru, Polônia, Rússia, El Salvador, Escócia, Coreia do Sul, Suécia, Togo, Turquia e Uruguai. O objetivo é que no 8 de Março as mulheres saiam às ruas para protestar contra as desigualdades e a violência de gênero.

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher ganha, além da pauta que rege o movimento mundialmente, mais dois eixos: a reforma da Previdência e a reforma trabalhista, que afetam radicalmente as mulheres. No caso da reforma previdenciária, ao equiparar a idade mínima entre homens e mulheres, a proposta ignora solenemente a jornada dupla e às vezes até tripla da mulher, em casa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres gastam, em média, 26,6 horas por semana com o serviço doméstico, enquanto que os homens não chegam nem à metade disso, com apenas 10,5 horas semanais. Outro ponto que a reforma ignora é a diferença de expectativa de vida por sexo e regiões do País.

O cenário muda pouco quando o assunto é a reforma trabalhista. As mulheres novamente são impactadas de forma desumana, inda mais se considerarmos que a base da pirâmide econômica brasileira é composta por mulheres negras, recebendo os piores salários. O assunto ganha contornos ainda mais graves se o extrato é feito sobre o trabalho doméstico. Dos 6,6 milhões de trabalhadores do segmento, 92% são mulheres, das quais 61% são negras, segundo o IBGE.

Frente a um cenário que aponta para a redução de direitos com pesadas consequências para o tecido social, a Fenajufe convoca os servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União a participarem dos atos e manifestações do 8 de Março em todo o País, como forma de fortalecer a luta contra as perversidades estabelecidas pelas reformas propostas pelo governo, bem como fortalecer a união dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Àqueles que estiverem no exterior, a Fenajufe reforça orientação para que também participem dos atos e manifestos programados no 8M.

A Fenajufe orienta ainda que os sindicatos convoquem suas bases à participação e à construção da resistência ao ataque aos trabalhadores.

Acompanhe as atividades programadas e informadas pelos sindicatos, para o 8M:

- Sindjus-DF convoca categoria para ato unificado das mulheres, no próximo 8 de março  

Sindjuf-PB promove palestra: A Mulher e a Reforma da Previdência 

Ato marcará 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. Concentração às 16h na Candelária (Sisejufe)

Assembleia do dia 8, no Pedro Lessa, deve votar greve no dia 15 (Sintrajud)

Sintrajufe/RS convoca categoria a paralisar três horas nesta quarta, 8, e participar de atividades do Dia Internacional da Mulher e contra a reforma da Previdência

Neste  8 de Março tem Assembleia/Ato no TRT e na Justiça Federal (Sintrajusc)

Ato público: Dia Internacional de Luta das Mulheres, nesta quarta (8) às 13h, na Praça da Piedade (Sindjufe/BA)

Sinjuspar convoca categoria para participar das manifestações do Dia Internacional da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, Sinjufego participa de ato unificado que reúne coletivos feministas, sindicatos e movimentos sociais

Sitraemg e Frente Mineira convidam para “grande ato” contra a Reforma da Previdência

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Ato contra a Reforma da Previdência (Sintrajufe/CE)

Ato/Passeata do Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras (Sintrajuf/PE)

Reuniões em diversas instâncias confirmam mobilizações no 8 de março das Mulheres e em 15 de Março contra as reformas (Sintrajufe/MA)

Pin It

afju fja fndc