fbpx

Tribunais do Trabalho suspendem atividades no dia da greve em três estados

Na Bahia e Minas Gerais, a alegação é a segurança institucional, dos magistrados, servidores e usuários. Em Mato Grosso, atende-se a ofício do sindicato

Tribunais do Trabalho terão expediente suspenso na sexta-feira, dia 28/4, nas unidades judiciárias e administrativas. Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais ficarão com o atendimento suspenso devido à greve geral. Segundo informações da Secretaria de Comunicação do TRT5-BA, divulgadas no site, a suspensão do expediente leva em consideração a segurança institucional de magistrados, servidores, advogados e cidadãos.

Medida semelhante foi adotada no TRT-MG.  Para a data, terá efeito o mesmo que estipula portaria que considera feriado e os prazos que venceriam na data ficam prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. Casos urgentes serão atendidos em regime de plantão.

Em Mato Grosso, a Justiça do Trabalho decidiu suspender os prazos processuais e regimentais nas unidades de 1º e 2º graus e nas unidades administrativas no dia 28 de abril de 2017.  Aos servidores, foi autorizada a utilização do banco de horas para compensar a ausência ao trabalho ou a reposição das horas-débito decorrentes da paralisação, até o mês subsequente, nos termos da RA 230/2015. A medida considera comunicação feita pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (SINDIJUFE-MT).

Greve -
Vale lembrar que os trabalhadores brasileiros farão greve geral no dia 28 de abril, como uma reação aos projetos de reformas Previdenciária e trabalhista, que tramitam na Câmara dos Deputados. Entidades de trabalhadores e movimentos sociais alegam que não houve discussão suficiente com os brasileiros sobre as alterações na legislação trabalhista e previdenciária. Sindicatos e centrais sindicais são unânimes na avaliação de que as reformas pretendidas se constituem como afronta aos direitos conquistados na CLT pelos trabalhadores da iniciativa privada, bem como aos direitos assegurados na Constituição Federal, que atingirão ainda categorias do serviço público.

Ato na Bahia - Conforme informações do Sindjufe-BA, um ato contra a reforma Trabalhista será realizado nesta quarta (26), às 11h, no TRT Comércio. Data em que está prevista a votação no Plenário da Câmara a reforma Trabalhista.

O Sindjufe reuniu-se com a Amatra, Abrat, Anamatra, Abat e OAB em busca de articulação para o ato. Na ocasião, as entidades entenderam a necessidade de mobilização e ratificaram apoio ao ofício do sindicato expedido aos órgãos comunicando a Greve Geral do dia (28).

Pin It

afju fja fndc