fbpx

Fonasefe define calendário da Jornada de Lutas em outubro

Entidades que compõem o Fórum Nacional dos Servidores Públicos – Fonasefe – estiveram reunidas nesta terça-feira, 26, em Brasília, para discutir estratégias de resistência e luta contra os ataques promovidos pelo governo contra os trabalhadores. Além da Fenajufe - representada pelos coordenadores Gerardo Lima e Saulo Arcangeli – estiveram presentes Andes-SN, Assibge-SN, Condsef,, CSP-Conlutas, Fasubra, Sinait, Sinal, Sinasefe e Sintbacen.

Em seus informes, a Fenajufe apresentou as deliberações da reunião da Diretoria Executiva, acontecida no sábado, 23, entre elas, o calendário de lutas aprovado.

Na avaliação das entidades, a mobilização do 14 de setembro foi importante para o fortalecimento da resistência, mesmo que a data não tenha sido um dia forte de luta na maioria dos estados. A crítica principal foi à falta de unidade das centrais sindicais na organização da data.

Outro ponto tratado foi sobre a estratégia de atuação contra o PLS 116/17, o projeto que prevê demissão de servidor público efetivo por insuficiência de desempenho. Definiu-se que cada entidade definirá sobre quais parlamentares irá atuar no trabalho de convencimento, agendando reuniões e organizando a pressão inclusive nos estados.

Ante o cenário de ataques contra os direitos dos SPFs e demais trabalhadores, o Fórum avalia que a única forma de enfrentamento aos retrocessos, principalmente aquele materializado no PLS 116/17, é através da união das diversas categorias do serviço público.

Ao fim dos debates foi aprovado o Calendário da Jornada de Lutas e Mobilização dos Servidores Públicos Federais:

- 03.10. 17 : Ato em Defesa da Soberania Nacional no Rio de janeiro .

- 10.10.17 : Atos em frente aos TREs e/ou das Centrais de Atendimento ao Eleitor, tendo em vista que dia 15/10 é a data de extinção das zonas eleitorais (Fenajufe).

- 19.10.17 : Ato em defesa da Educação Pública no Rio de Janeiro.

- 27.10.17 : Dia Nacional de lutas, mobilização e paralisação em defesa do serviço público.

O relatório completo da reunião do Fórum pode ser acessado AQUI.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc