fbpx

Porte de Armas e preparação de agentes no TRT2 são temas debatidos no Cojaf e Conas

 

 

 

A segunda parte do primeiro dia de encontro nacionais dos coletivos da Fenajufe de Oficiais de Justiça e de Agentes de Segurança, teve como pauta temas de grande apelo para os segmentos. Neste primeiro dia de encontro a pauta dos coletivos foi desenvolvida em conjunto.

Primeiro tema da tarde, a experiência do TRT-2 com a preparação de Agentes de Segurança para o efetivo exercício da atividade teve como painelista Antônio Donizete Ferreira, Chefe da Seção de Segurança Institucional do Fórum Trabalhista da Zona Leste de São Paulo e especialista no tema. Donizete traçou o histórico da criação do grupo especial de segurança na unidade e do treinamento ao qual foram submetidos.

O palestrante também apresentou casos e relatos de experiências vividas em conjunto com Oficiais de Justiça no cumprimento de mandatos, quando foram os Agentes que proporcionaram o aparato de segurança. Informações trazidas pelo palestrante mostram ainda que a consolidação da tendência de que os Agentes de Segurança é que assumam plenamente a gestão e execução da segurança no âmbito do PJU e MPU.

Já no tema seguinte foi debatida a situação vivida pelos Oficiais de Justiça no TRT-2, após a publicação do Ato 5/2017 (acesse em https://goo.gl/b5mxJs). O ato redistribuiu os OJAFs, lotando-os em Unidades de Apoio Operacionais. O tema ficou a cargo de Thiago Duarte Gonçalves, vice-presidente da AOJUSTRA.

Terceiro painelista da tarde, Alexandre Marques, assessor da Fenajufe e de sindicatos e associações do PJU e MPU, falou sobre o PLC 30/2007 (acesse em https://goo.gl/1gq7E7), que trata do Porte de Arma para agentes públicos. O projeto é de autoria do deputado Nelson Pellegrino (PT/BA) e hoje tramita no senado, onde o senador Helio Jose (PROS/DF) é o relator. Na avaliação de marques, a aprovação do projeto é extremamente difícil por contar com a rejeição por parte da maioria dos partidos no Congresso.

O encontro dos coletivos continua neste domingo, 29, quando Agentes de Segurança e Oficiais de Justiça discutem pautas específicas.

Fotos do evento serão incorporadas ao texto na segunda-feira, 30, bem como ao Flickr da entidade. Já de imediato podem ser acessadas na página da Fenajufe no Facebook.

 

 

 

Pin It

afju fja fndc