Primeiro dia do Conan é marcado por busca de unificação da categoria

Neste sábado, 3, aconteceu o primeiro dia da 2ª Reunião do Coletivo Nacional da Fenajufe de Analistas do Judiciário e MPU – Conan –  no San Marco Hotel, em Brasília. A mesa inicial dos trabalhos foi composta pelos coordenadores da Fenajufe Adriana Faria, Alisson Ribeiro, Costa Neto, Gláucio Luiz e Marcos Santos.

Na primeira parte do encontro, após os informes dos coordenadores foi a vez dos sindicatos relatarem as ações desenvolvidas, trabalhos efetivos e percepção do que acontece com a categoria dos Analistas pelos estados.

Entre todos os posicionamentos apontados, o principal destaque foi a falta de mobilização dos analistas a buscarem os sindicatos para debater questões específicas. Várias observações foram levantadas, incentivando os sindicatos a se esforçarem mais na busca pelo segmento. Aproximar o Analista do sindicato como forma de fortalecer a unificação na categoria. Só assim se consegue efetividade no planejamento e execução das lutas.

À tarde, a mesa contou com o tema da MP 805, trazendo a advogada Araceli Rodrigues para falar sobre as questões referentes cenário de ataques aos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). A palestrante abordou assuntos referentes a ações e temas de interesse do segmento e ainda orientou quanto a procedimentos que podem ser adotados em questões específicas.

Na reta final do primeiro dia do encontro foram realizados debates sobre o relatório do último Conan, com a leitura do Regimento Interno e discussão das propostas apresentadas no documento anterior.

As gravações realizadas no Conan serão disponibilizadas para consulta posteriormente. Fotos poderão ser conferidas no Flickr da Fenajufe.

Philipe Moreira
Fotos: Joana Darc Melo (Fenajufe)