fbpx

Nota em Repúdio ao assassinato da Vereadora Marielle Franco

A morte da vereadora Marielle Franco, além de tristeza e indignação, nos mostra que há ainda um longo caminho a percorrer. 

Provoca desalento porquanto era uma voz que ecoava na comunidade onde cresceu, na cidade onde morava e no país onde nasceu.  Não queremos aqui analisar as vertentes que levaram ao seu brutal assassinato.   São várias e não cabe aqui a discussão. 

O que nos move nesse momento de consternação é o desejo de justiça.  

Marielle lutava por direitos humanos. 

Lutava por oportunidades para o seu povo. Sua morte, além de estúpida , foi permeada  de interesses elitizados , desconforto político-social e foi claramente intencional.  

Marielle Franco incomodava. 

Além do protesto pela indignação, é preciso que o Estado seja meticuloso, rigoroso e radical na apuração desse assassinato e daqueles denunciados por Marielle. 

A morte de Marielle não pode cair no esquecimento, pois sua voz representava a voz de milhares de mulheres, de negros e negras, de excluídos, de  gente que o Estado ignora. É imperativo que as autoridades não se acovardem  e  não se escondam atrás  do “conflito social que vive o estado do Rio de Janeiro”. 

Marielle Franco não será apenas mais um número na estatística. 

Vamos nos somar ao resto do país e fortalecer o clamor por Justiça. 

Marielle Franco, Presente! 

Brasília-DF, 15 de Março de 2018

 

Fenajufe – Federação Nacional dos Trabalhadores

do Judiciário Federal e Ministério Público da União

Pin It

afju fja fndc