fbpx

Nota Pública: Todo apoio à Greve dos Caminhoneiros e dos Petroleiros

 

Todo apoio à Greve dos Caminhoneiros e dos Petroleiros

 

Diante da conjuntura do momento marcada pela Greve dos Caminhoneiros e agora, a dos Petroleiros, a FenajufeFederação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União – manifesta total apoio ao movimento iniciado pelos segmentos, conclamando toda a população e o conjunto dos servidores do PJU e MPU a apoiar a mobilização. 

O movimento iniciado pelos caminhoneiros ganha amplitude ao atrair apoio de outros segmentos da economia também prejudicados pela política de preços da Petrobrás no governo Temer. Agora, somada a ele a Greve dos Petroleiros, o momento é de profunda reflexão sobre o modelo de precificação e o modelo de gestão dos bens públicos que queremos: se voltados ao bem e crescimento e integridade dos brasileiros ou ao enriquecimento desmesurado e concentração vergonhosa de lucros do mercado. 

Nos últimos dois anos, a Petrobrás, através de seu presidente, Pedro Parente, reduziu a produção nas refinarias e, por conseguinte, o transporte, favorecendo as importações. Ou seja, Pedro Parente REDUZIU o refino de petróleo no país para favorecer concorrentes no mercado exterior. O resultado da adoção dessa nova prática foi desastroso para o cidadão. 

Com a população em franco empobrecimento, com drástica redução do poder de compra dos salários, alta do custo de vida e desemprego galopante frente a um PIB em queda, o resultado não poderia ser outro se não a insurgência. 

A Fenajufe reforça ainda o apoio aos trabalhadores em greve, a eles se unindo na exigência que a Petrobrás adote uma política de preços justa para combustíveis e gás de cozinha, que atenda à população e não aos mercados exteriores. 

Brasília-DF, 30 de maio de 2018.

Pin It

afju fja fndc