fbpx

Fenajufe e Servidores Federais pressionam congresso a mudar o LDO

Desde as primeiras horas desta quarta-feira, 11, representações das várias categorias de Servidores Federais organizados pelo Fonasefe - Fórum Nacional das Entidades de Servidores Federais (que congregam os 2 milhões de federais no país), fizeram um cerco na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados para abordar e pressionar os parlamentares da Comissão Mista de Orçamento – CMO, pra retirar as várias medidas restritivas ao funcionamento do serviço público e seus vários órgãos e também as restrições de qualquer possibilidade de reajuste nos salários e benefícios dos servidores. Além disso, a pressão é para combater a determinação por parte da CMO no corte de 10% no orçamento de custeio em todos os órgãos públicos.

Ocupa a frente do Anexo II, uma banda levada pela Fenajufe, além de faixas, bandeiras e também um boneco gigante do presidente VAMPIRO Temer de 10 metros de altura, que ficou instalado desde as primeiras horas da manhã até o início da sessão prevista para as 15h30.

Um contingente de dirigentes entrou na Câmara dos Deputados conversou com parlamentares para pedir a aprovação de Emendas que lteram a proposta de LDO com essas medidas restritivas ao serviço público e aos servidores. Foram abordados muitos parlamentares e outros ainda estão sendo buscados para a discussão sobre o tema.

Até a última hora, o trabalho coletivo das várias federações, sindicatos nacionais e confederações que compõem o Fonasefe continuam na Câmara para pressionar e cobrar as alterações necessárias na LDO. Ainda não existe um quadro exato sobre a possibilidade, mas existem sinalizações positivas por parte de alguns parlamentares. O trabalho será executado durante todo o dia até a obtenção de uma resolução conclusiva.

Os coordenadores da Fenajufe conversaram com o Senador Romero Jucá, líder do governo do PMDB/RR, cobrando solução para as restrições orçamentárias que se pretende, que iriam estrangular o funcionamento dos órgãos e poderes, se mantidas. Jucá trouxe a informação de que estão sendo negociados os itens que precisam ser alterados e nova versão do relatório será apresentada em instantes. Não se comprometeu com mudanças nos vários itens, mas que iria ver o que dar pra melhorar.

Os representantes dos partidos de oposição também foram abordados afirmaram que será feita a obstrução da sessão se caso o acordo prévio que assegure essas alterações que estão sendo buscadas pelos servidores públicos, empurrando a sessão para depois do recesso parlamentar sem a votação do LDO.  

Pela Fenajufe estão presentes na CMO os coordenadores Adilson Rodrigues, Costa Neto, Cristiano Moreira, Marcelo Melo e Marcos Santos, além de delegações do Sitraemg/MG, Sindjus/DF e várias entidades componentes do Fonasefe.

A Sessão está prevista para começar às 15h30 na CMO e ainda hoje serão feitas tentativas de votação no plenário do Congresso Nacional, com sessão já convocada para as 18h.

Evitar o congelamento de investimentos e restrições aos reajustes e atualização dos benefícios dos servidores é a tarefa que se impõe à todos.


A luta prossegue!

 

VIDEO: O coordenador da Fenajufe, Adilson Rodrigues, gravou um vídeo da movimentação dos servidores na porta do Anexo II da Câmara dos Deputados e registrou o VAMPIRO Temer que foi montado no local do ato. Veja a abaixo: 

 

 

Pin It

afju fja fndc