fbpx

Servidores Federais apresentam pauta de reivindicações ao Ministério da Economia

Ato marca início da campanha salarial de 2019

Dirigentes das entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe – protocolaram no início da tarde desta quarta-feira, 20, junto ao Ministério da Economia, a pauta de reivindicações do funcionalismo, incluindo reivindicações de reposição de perdas salariais – a campanha salarial 2019. O documento contem as demandas sistematizadas pela categoria, elaborado em conjunto entre o Fonasefe e o Fonacate – Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado.

A entrega da pauta se deu em reunião com o Diretor de Relações de Trabalho do Ministério, Cleber Izzo, da qual participou o Coordenador-Geral da Fenajufe, Adilson Rodrigues e o Coordenador de Comunicação, Saulo Arcangeli, também representando a CSP-Conlutas. No encontro os dirigentes exigiram a instalação de mesa de negociação para que as reivindicações avancem.

Dentre as várias cobranças feitas, os SPFs cobraram respeito às condições de trabalho para que a atividade seja realizada com qualidade e o respeito a direitos e prerrogativas dos servidores.

Izzo agradeceu a presença das entidades e colocou-se à disposição das entidades. O Diretor disse ainda que acredita no diálogo de qualidade para discutir as demandadas da categoria.  Izzo sinalizou ainda que pretende conhecer as demandas apresentadas anteriormente e dar uma resposta às entidades, pois segundo ele, “ ficar sem resposta é a pior das respostas”.  Uma resposta à pauta apresentada será dada às entidades, após ouvidas as áreas técnicas envolvidas.

Na avaliação de Adilson Rodrigues esse primeiro contato foi interessante por se tratar de uma primeira conversa. O dirigente acredita que para dar vazão a essas demandas apresentadas, é preciso que seja definido um cronograma de conversações, com datas e itens delineados.

Dentre os pontos apresentados, a pauta traz como eixo central a defesa da Previdência Pública, tendo ainda como eixos principais  a revogação da PEC do teto dos gastos (EC-95); revogação da MP 873/19 e a revogação da  reforma trabalhista (Lei 13.429/2017).

Para tratar da pauta dos Federais, ao longo da semana foram encaminhados ofícios requerendo audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ); com o ministro da Economia, Paulo Guedes e com o presidente do STF, Dias Toffoli, esta já confirmada ara 22 de maio.

A pauta de reivindicações também será entregue ao demais poderes, com reuniões solicitadas com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), do STF, Dias Toffoli e ainda com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A pauta protocolada pode ser lida neste link.

Fotos: Joana Darc Melo (Fenajufe)

 

 

 

Pin It

afju fja fndc