Servidores Federais apresentam pauta de reivindicações ao Ministério da Economia

Servidores Federais apresentam pauta de reivindicações ao Ministério da Economia

Ato marca início da campanha salarial de 2019

Dirigentes das entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais – Fonasefe – protocolaram no início da tarde desta quarta-feira, 20, junto ao Ministério da Economia, a pauta de reivindicações do funcionalismo, incluindo reivindicações de reposição de perdas salariais – a campanha salarial 2019. O documento contem as demandas sistematizadas pela categoria, elaborado em conjunto entre o Fonasefe e o Fonacate – Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado.

A entrega da pauta se deu em reunião com o Diretor de Relações de Trabalho do Ministério, Cleber Izzo, da qual participou o Coordenador-Geral da Fenajufe, Adilson Rodrigues e o Coordenador de Comunicação, Saulo Arcangeli, também representando a CSP-Conlutas. No encontro os dirigentes exigiram a instalação de mesa de negociação para que as reivindicações avancem.

Dentre as várias cobranças feitas, os SPFs cobraram respeito às condições de trabalho para que a atividade seja realizada com qualidade e o respeito a direitos e prerrogativas dos servidores.

Izzo agradeceu a presença das entidades e colocou-se à disposição das entidades. O Diretor disse ainda que acredita no diálogo de qualidade para discutir as demandadas da categoria.  Izzo sinalizou ainda que pretende conhecer as demandas apresentadas anteriormente e dar uma resposta às entidades, pois segundo ele, “ ficar sem resposta é a pior das respostas”.  Uma resposta à pauta apresentada será dada às entidades, após ouvidas as áreas técnicas envolvidas.

Na avaliação de Adilson Rodrigues esse primeiro contato foi interessante por se tratar de uma primeira conversa. O dirigente acredita que para dar vazão a essas demandas apresentadas, é preciso que seja definido um cronograma de conversações, com datas e itens delineados.

Dentre os pontos apresentados, a pauta traz como eixo central a defesa da Previdência Pública, tendo ainda como eixos principais  a revogação da PEC do teto dos gastos (EC-95); revogação da MP 873/19 e a revogação da  reforma trabalhista (Lei 13.429/2017).

Para tratar da pauta dos Federais, ao longo da semana foram encaminhados ofícios requerendo audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ); com o ministro da Economia, Paulo Guedes e com o presidente do STF, Dias Toffoli, esta já confirmada ara 22 de maio.

A pauta de reivindicações também será entregue ao demais poderes, com reuniões solicitadas com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), do STF, Dias Toffoli e ainda com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A pauta protocolada pode ser lida neste link.

Fotos: Joana Darc Melo (Fenajufe)