Fenajufe estabelece canal de diálogo permanente com TST

Fenajufe estabelece canal de diálogo permanente com TST

Coordenadores da Federação estiveram reunidos nesta manhã com o presidente do tribunal

Com o objetivo de estabelecer um canal permanente de diálogo na defesa dos interesses dos servidores do PJU, a Fenajufe se reuniu na manhã desta terça-feira (4), com o ministro João Batista Brito Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Participaram os coordenadores Costa Neto, Evilásio Dantas, Fabiano dos Santos e Roberto Policarpo. Entre os temas tratados estão a discussão do nível superior para ingresso na carreira de técnico, Polícia Judicial, a pauta salarial e a revisão dos valores dos benefícios.

Além de apresentar a nova diretoria da Federação para o triênio 2019/2022, os coordenadores defenderam e requereram participação da Fenajufe no grupo de trabalho que vai atualizar os estudos acerca da padronização organizacional e de pessoal dos Órgãos da Justiça do Trabalho (Ato CSJT.GP N° 92/2019). O pedido foi formalizado pela Fenajufe em 24 de maio. Brito Pereira demonstrou abertura e confirmou que deve analisar o pedido protocolado.

A Federação buscou essa articulação com o TST e o presidente propôs que sejam apresentadas com as devidas justificativas - de forma sintética - as reivindicações da categoria reunidas em um ofício. Dessa forma, ele consegue abrir os canais com os setores competentes, facilitando a resolução a partir dos itens listados. 

Pautas

Outras pautas mais gerais da categoria foram discutidas com o presidente na reunião, tais como nível superior para Técnicos (NS), orçamento e Justiça do Trabalho. E, pautas específicas dos servidores da Justiça do Trabalho: orçamento da Justiça do Trabalho; nível superior como requisito de ingresso na carreira de técnicos; indenização de transporte e desvio de função (Oficiais de Justiça); reenquadramento dos auxiliares.

A Fenajufe defendeu a instalação de um espaço permanente de diálogo para tratar dessas demandas. O presidente solicitou que a Fenajufe formalize a pauta e, assim, as questões serão tratadas ponto a ponto.

Para os coordenadores a reunião foi positiva e proveitosa, uma vez que o presidente Brito Pereira se mostrou aberto e favorável ao diálogo entre e a Fenajufe e o TST, sendo solícito em atender as demandas da categoria.

Para dar encaminhamento aos temas tratados, a Fenajufe orienta aos sindicatos da base a apresentarem suas pautas referentes à JT, a serem tratadas a nível nacional, para que a Federação possa sistematizá-las e apresentá-las à presidência do TST. O envio pode ser feito pelo através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Raphael de Araújo, a serviço da Fenajufe

*Atualizada às 16h31 por Luciano Beregeno, da Fenajufe, para inclusão de orientações aos sindicatos.

Fotos: Joana Darc Melo